A jornalista e ativista ambiental Paulina Chamorro, com mais de duas décadas de atuação em temas socioambientais, fará a palestra de abertura da Semana da Água – Por uma Gestão Compartilhada dos Recursos Hídricos, abordando o tema Como Estamos Cuidando do Nosso Planeta?, no próximo dia 22/03, às 10h. O evento gratuito, realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias municipais de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e Agricultura e Abastecimento (Sema) e Semae (Serviço de Água e Esgoto), com os parceiros Mirante e CPFL Paulista, acontecerá nos dias 22, às 9h30, e 23/03, às 9h, no Teatro Erotides de Campos no Engenho Central.
A Semana da Água será composta por palestras e rodas de conversa, além de plantio de mudas e concurso. A realização será nos formatos presencial e online, com entrada gratuita e respeitando os protocolos de saúde no combate à Covid-19. O encontro marca o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, e vai debater alternativas e apresentar casos de sucesso sobre os recursos hídricos, compartilhados por especialistas, que falarão de temas como mudanças climáticas, crise hídrica, conservação ambiental e programas de incentivo à preservação de nascentes, entre outros.
Paulina Chamorro, que atualmente vive no Chile, seu país de origem, foi produtora do programa Mar Sem Fim, exibido pela TV Cultura, e comanda o Podcast Vozes do Brasil, além de ser colaboradora da National Geographic.
Em entrevista, a jornalista disse que o Dia Mundial da Água é uma data que requer atenção, devendo servir como alerta para todas as camadas da sociedade. “Tudo se conecta por meio da água. Não são apenas os rios e oceanos, mas devemos lembrar que as florestas que evaporam umidade acabam por nos trazer as chuvas, essenciais para a produção de alimento. A vida se preserva pela água. Precisamos estar atentos para preservar nossos recursos hídricos”, frisou Paulina.
Ainda no primeiro dia do evento, após a palestra de Paulina, haverá roda de conversa com Saulo Aires de Souza, especialista em mudanças climáticas da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA). Souza falará sobre as consequências das mudanças climáticas e da crise hídrica no cotidiano das cidades.
A chilena é jornalista e ativista ambiental
No dia 22/03, outra roda de conversa, às 11h, vai tratar sobre conservação ambiental, o futuro da agricultura e do meio ambiente e o programa municipal Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), para conservação de nascentes. Participam a secretária da Sema, Nancy Thame, Evelise Moncaio Moda, agrônoma da Sema, Fábio Lazarini, geólogo da Sedema, e Ricardo Ribeiro Rodrigues, professor da Esalq/USP.
Na quarta-feira, 23/03, o encontro será aberto com premiação dos alunos da Escola Municipal João Batista Nogueira, às 9h, pela participação no concurso A Importância da Água para a Geração de Energia. Na sequência, haverá roda de conversa com os educadores Elisandra Moreno, diretora da Escola Municipal João Batista Nogueira, e Jerry Morais, do Consórcio PCJ. Mais uma roda de conversa acontece na quarta, sobre desafios para o abastecimento, com João Victor Santos Roesner, do Semae, e Rodrigo Leitão, da Mirante.
Ainda como parte da programação da Semana Mundial da Água, no sábado, 26/03, haverá plantio de cerca de 500 mudas de árvores nativas pelo programa Plante Vida, a partir das 9h, no Altos do São Francisco.
SERVIÇO – Semana da Água – Por uma Gestão Compartilhada dos Recursos Hídricos. Dias 22 e 23/03, das 9h às 13h. Teatro Erotides de Campos – Engenho Central. Transmissão também online pelo Facebook: prefeituradepiracicaba. Evento gratuito e aberto ao público.