Ana Virgínia vai falar de sua experiência de mediação com pessoas em situação de rua no entorno da biblioteca Mario de Andrade
Ana Virgínia vai falar de sua experiência de mediação com pessoas em situação de rua no entorno da biblioteca Mario de Andrade

Em comemoração ao Dia do Bibliotecário, que acontece no dia 12/03, a Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), apóia nesta sexta-feira, 8/03, às 14h, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, a palestra Biblioteca Inclusiva, ministrada pela bibliotecária Ana Virginia Ferreira Carmo. O evento, com entrada gratuita, é realizado pelo CRB-8 (Conselho Regional de Biblioteconomia da 8ª Região).

A palestra vai falar sobre bibliotecas dentro de uma perspectiva social, conta Ana Virgínia. “Vou falar sobre a minha experiência com o projeto de mediação com pessoas em situação de rua, que aconteceu nos anos de 2019 e 2020, no entorno da Biblioteca Mario de Andrade, no Centro da cidade de São Paulo”.

O projeto da palestrante ganhou o Estágio Internacional Iberbibliotecas 2019 e, recentemente, o Prêmio Laura Russo.

Uma biblioteca inclusiva é um espaço que se empenha para garantir que todos os membros da sua comunidade, independentemente de sua origem étnica, cultural, socioeconômica, idade, gênero, orientação sexual ou capacidade física, tenham acesso igualitário ao conhecimento e às oportunidades que ela oferece.

Como destaca Ana Virginia, neste contexto, o papel do profissional de biblioteconomia transcende suas habilidades laborais para ganhar relevância como agente de transformação social, se empenhando na adaptação e promoção dos seus serviços e programas ao atendimento das necessidades específicas de diferentes grupos dentro da comunidade, criando espaços que acolhedores que valorizam a diversidade e a promoção do acesso equitativo ao conhecimento e à cultura.

Ana Virginia Ferreira Carmo é especialista em Ciências Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é Analista de Informação, Cultura e Desporto na Biblioteca Padre José de Anchieta da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura Municipal de São Paulo. É também membro do Grupo de Trabalho 2021 – 2024 para constituição de governança para o SisEB- (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo).

SERVIÇO – Palestra Biblioteca Inclusiva, com Ana Virginia Ferreira Carmo. Amanhã, sexta-feira, 8/03, às 14h, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. Na rua Saldanha Marinho, 333. Entrada gratuita. Informações: (19) 3433-3674.