Paineira está sendo preservada pela Sema
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento está preservando uma paineira antiga existente no espaço ocupado pelo varejão da Paulista. O objetivo é manter a árvore que costuma chamar a atenção das pessoas pela sua imponência e beleza.
Segundo informou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Waldemar Gimenez, a árvore está sendo protegida por uma proteção de concreto armado de 2,20 metros de altura e recolocada terra.
A "paineira" é uma das mais típicas árvores das florestas secas do interior do Brasil. A característica de estacionalidade climática mais marcante do interior, com um período de seca e frio mais acentuado, faz com que várias espécies florestais percam suas folhas no período mais seco, normalmente também dispersando as sementes nesta época, daí o nome destas florestas: estacionais e/ou caducifólias ou deciduais.
A paineira normalmente começa a florir e perder suas folhas à partir de dezembro, estando completamente sem folhas em abril e maio, quando começa a abrir seus frutos e dispersar suas sementes envoltas em abundante paina, pelo vento.
