Composta por 50 caricaturas e retratos de diversas figuras reconhecidas internacionalmente, a exposição Paffaro: A Arte Como Vida, com obras produzidas pelo artista visual vinhedense Luiz Gustavo Paffaro, pode ser vista gratuitamente até dia 30/10 no Armazém 14 do Engenho Central, de quinta e sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. A mostra é uma paralela do 49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba).

Luiz Gustavo Paffaro assina exposição paralela do Salão de Humor

Paffaro: A Arte Como Vida é um compilado de obras que o artista produziu entre 2002 até 2022. Há caricaturas de cantores, personagens de filmes, artistas gráficos, entre outros. De diferentes tamanhos, os trabalhos foram confeccionados nas técnicas acrílico sobre tela e pintura digital. Eles retratam nomes como o comediante britânico Charlie Chaplin, o cantor e compositor Freddie Mercury, a atriz norte-americana Marilyn Monroe, a pintura Mona Lisa, de Leonardo da Vinci; o pintor Vincent Van Gogh e o papa Francisco.

Comediante britânico Charlie Chaplin integra exposição

De acordo com Paffaro, essa mostra paralela do Salão é parte da exposição homônima que foi inaugurada em Vinhedo neste ano. “A exposição foi toda pensada durante 2021. Fazia um bom tempo que eu sonhava com uma mostra individual na cidade onde nasci e moro. Consegui, então, reunir uma porção de trabalhos já publicados em importantes revistas e jornais do país, alguns que fiz para concursos e outros inéditos. Foi uma exposição planejada para o pós momento triste da pandemia. É uma exposição com muitas cores, para despertar a alegria nas pessoas”, comentou, acrescentando que em Vinhedo a mostra teve recorde de visitação de exposições no município, chegando a 4.394 assinaturas de presença.

Atriz norte-americana Marilyn Monroe é uma das produções de Paffaro

Ilustrador de diferentes mídias impressas do país, como as revistas Veja, Superinteressante e Mundo Estranho, Paffaro participa do Salão Internacional de Humor de Piracicaba desde 1997, como artista selecionado, jurado, criador de cartaz, com oficinas, entre outras iniciativas. “Ao receber o convite para essa paralela, aceitei imediatamente, pois Piracicaba faz parte da minha história. O carinho que tenho pela cidade é enorme e eu tenho muito a agradecer este salão”, disse.

Cantor e compositor Freddie Mercury também faz parte da mostra

SALÃOZINHO – O Salãozinho de Humor de Piracicaba está na 20ª edição e teve 1.969 trabalhos inscritos, produzidos por alunos de 7 a 14 anos de idade. Destes, foram selecionadas para a exposição 100 obras de estudantes de 49 escolas públicas e privadas de Piracicaba, Americana, Búzios, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Nova Odessa e Rio Claro. As obras também podem ser vistas até 30 de outubro no armazém 14 do Engenho Central. PARALELAS – Além da mostra oficial, do Salãozinho e de Paffaro: A Arte como Vida, de Gustavo Paffaro, a 49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba inclui outras nove exposições paralelas. Dentro do Armazém 14, no Engenho Central, estão disponíveis para visitação até 30 de outubro as mostras Humor Além do Risco, de Sÿnnove Hilkner; Lapiceando el Mundo, de Anne Derenne; Escultores em Bloco, de Luiz Carlos Fernandes, e Na Roda com Paulo Caruso, de Paulo Caruso. No mesmo período, a Casa do Povoador abriga a exposição Quarenta e Nove Cartazes para Piracicaba, de diversos artistas. E tem, ainda, A Mostra Grátis, também com diferentes autores, na rodoviária de Piracicaba; PortoCartoon – Línguas e Mundo, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz Arruda Pinto; Marangoni é XV, de Luis Henrique Marangoni, no Casarão do Turismo, e Ziraldo 90, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes. SERVIÇO – 49ª Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Mostra paralela: Paffaro: A Arte Como Vida, de Luiz Gustavo Paffaro. Visitação presencial: até dia 30/10, de quinta e sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, no Armazém 14 do Parque do Engenho Central (Av. Maurice Alain, 454). Entrada gratuita. Informações: (19) 3403-2615.