A Prefeitura segue com as obras de reforma e manutenção das escolas da Rede Municipal de Educação, realizadas pela Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Obras. Das 124 escolas, 35 delas já passam por melhorias e em outras 10 as intervenções já foram finalizadas.

Com um investimento total de R$ 43,9 milhões, e prazo de conclusão de 12 meses, os números são maiores do que a previsão divulgada anteriormente pelo Departamento de Engenharia e Manutenção da Secretaria Municipal de Educação. Somando, são 45 escolas que estão com obras em curso ou já finalizadas. A previsão era de 40 unidades para 2022.

Mesmo com o final do ano letivo, as intervenções continuam em ritmo acelerado. Já são 35 escolas em obras e outras 10 finalizadas.

A reforma engloba todas as unidades escolares da Rede Municipal e é uma iniciativa inédita. As unidades receberão intervenções, conforme as necessidades de cada uma, englobando demolições e retirada de entulho, fundação e infraestrutura, impermeabilização de ambientes e solo, melhorias em alvenaria, troca, substituição e revitalização de elementos de madeira, troca, substituição e revitalização de esquadrias metálicas, cobertura, vidros, revestimentos, pisos, pintura total interna e externa, melhorias hidráulicas, elétricas, bem como nos sistemas de rede e telefonia.

Uma das unidades que as intervenções seguem em curso é a EM. Joaninha Morganti, localizada no bairro Pauliceia, a qual recebe reforma geral do telhado e calhas, reforma dos banheiros e cozinha, troca de piso, reposição de grelhas em canaleta de captação de água de chuva e pintura geral. De acordo com a diretora da unidade, Milena Ribeiro, a reforma era bastante esperada pela comunidade e pela equipe.

“Quando cheguei na direção da Escola Joaninha observava uma escola faltando bastante manutenção, bem antiga. Está sendo muito gratificante pra todos nós observar o antes e depois das obras, já que esse era um pedido de toda a comunidade do bairro e de nossa equipe. Estamos muito felizes e aguardando o próximo ano letivo para iniciar realmente com tudo novo”, destaca a gestora.

A EM do Bairro Pauliceia já recebe reforma geral do telhado e calhas, reforma dos banheiros e cozinha, troca de piso, reposição de grelhas em canaleta de captação de água de chuva e pintura geral.

O secretário municipal de Educação, Bruno Roza, ressalta que em algumas unidades na Rede essas intervenções e manutenções não eram realizadas há mais de 30 anos e esse grande contrato vem para ofertar uma melhor estrutura às escolas.

“Desde quando assumi como secretário tenho constantemente visitado a nossa Rede, coletando as demandas e visualizando as dificuldades das unidades. Todos são unânimes em questionar a falta de manutenção nos prédios das nossas escolas. Estamos apenas começando as melhorias estruturais que as nossas escolas necessitam e merecem, mas há outras intervenções por vir”, frisa o chefe da Educação Municipal.

Bruno reitera o pedido e solicita a compreensão de todas as comunidades escolares. “É claro que qualquer obra gera transtorno, principalmente nas nossas escolas que continuam em funcionamento, mesmo com as obras acontecendo. Peço a compreensão e o apoio de todos os nossos gestores, professores, funcionários, alunos e pais, para que as obras possam seguir em ritmo acelerado”, destaca.