O prefeito Barjas Negri autorizou abertura de licitação para execução de melhorias e remodelações viárias em 19 pontos de 14 bairros de Piracicaba, que incluem avenidas e ruas, com investimento de R$ 4,01 milhões. Os recursos são provenientes do Fundo Municipal de Trânsito.
Avenida Jaime Pereira, no entroncamento com a Dr. Paulo de Moraes: alargamento
Os bairros que receberão as remodelações são Castelinho, Jardim Planalto, Jardim Gilda, Mario Dedini, Vila Sônia, Parque Piracicaba, Bairro Alto, Água Branca, Higienópolis, Dois Córregos, Perdizes, Parque São Jorge, Parque dos Eucaliptos e Jaraguá.
As obras do pacote contemplam remodelações viárias, como rotatórias, acessos, retornos, estacionamentos que visam melhorias na segurança de motoristas e pedestres, além da fluidez no trânsito. Todas as melhorias incluem sinalização horizontal e vertical. O prazo de entrega das obras será de 12 meses a partir da ordem de serviço.
“Além das alterações para melhoria da geometria proporcionando maior fluidez, utilizamos as estatísticas para realizar pequenas intervenções em locais com maior índice de acidentes. Estas várias pequenas ações tem contribuído para diminuição de acidentes no trânsito de veículos e pedestres”, ressalta Jorge Akira, secretário municipal de Trânsito e Transportes.
Avenida Thales Castanho de Andrade vai ganhar pista de caminhada
EXEMPLOS – As remodelações influenciam no dia a dia da população, tanto de motoristas quanto de pedestres, proporcionando mais conforto e segurança. Na avenida Jaime Pereira, por exemplo, altura do bairro Castelinho, será feito o alargamento da via, no cruzamento com a Dr. Paulo de Moraes. Essa intervenção dará maior fluidez ao trânsito, principalmente nos horários de pico.
Outro exemplo de obra que irá impactar a população está no Parque dos Eucaliptos. A avenida Thales Castanho de Andrade terá a calçada ampliada para a construção de uma pista de caminhada, que servirá para a prática de atividades físicas.
O pacote contempla também a construção de pavimento e acessibilidade em 50 pontos de ônibus, implantação de 100 rampas de acessibilidade em diversos pontos, de 70 faixas elevadas em ruas e avenidas e 1.200m² de construção de calçadas.