A imagem mostra um close-up de uma profissional de saúde usando um medidor de glicose para verificar os níveis de glicose no sangue de um paciente. A profissional de saúde está usando luvas e está cuidadosamente segurando o dedo do paciente para obter uma amostra de sangue. O medidor de glicose mostra uma leitura de 06:24. O fundo é desfocado, mas é possível ver que estão num ambiente clínico. A imagem transmite uma sensação de cuidado e atenção aos detalhes. A profissional de saúde parece estar focada em seu trabalho e comprometida em fornecer um serviço preciso e eficiente para o paciente. A imagem também destaca a importância de monitorar os níveis de glicose no sangue para pessoas com diabetes.
Serviços do Centro de Atenção às Doenças Metabólicas, o Cadme, estão alocados em salas no Postão, atrás do Mercado Municipal

A partir desta sexta-feira, 08/11, os serviços realizados pelo Centro de Atenção às Doenças Metabólicas (Cadme) estarão em novo endereço, saindo da rua Viegas Muniz, 131, no São Dimas, para o Centro de Especialidades Médicas (CEM), também conhecido como Postão, que fica à Travessa Newton de Almeida Mello, s/n, no Centro, atrás do Mercado Municipal, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Atenção Secundária, a mudança foi necessária para acolher melhor os pacientes atendidos pelo Cadme, uma vez que há salas e consultórios disponíveis para o atendimento da população integrando, no mesmo ambiente, as demais especialidades que já atendem os pacientes do Cadme. Respeitando critérios técnicos e protocolos do Ministério da Saúde, o Serviço estará alocado em salas acessíveis aos pacientes, assim em como todos os outros consultórios do CEM, onde a população se consulta há mais de 30 anos, diferente do atual prédio que é alugado e não tem acessibilidade.

O Centro de Atenção às Doenças Metabólicas (Cadme) atende pessoas com diabetes do tipo 1, gestantes com diabetes e pessoas com diabetes tipo 2 descompensada, que fazem uso de insulina e tem como objetivo centralizar esses atendimentos em um espaço para consultas médicas, de enfermagem, nutrição e promoção de grupos, reuniões e cursos pertinentes ao tratamento do diabetes.

O espaço também recebe os pacientes do Programa de Úlceras e Feridas (PUF), que contam com atendimento ambulatorial para o acompanhamento de usuários com feridas de diferentes etiologias, com maior demanda de lesões vasculares e por consequência do diabetes. O programa conta com médico cirurgião vascular, técnico de enfermagem e enfermeiro, onde são solicitados e avaliados exames específicos para a conduta do tratamento, realizados curativos com coberturas de tecnologia, além de orientações e fornecimento desses materiais para continuidade do tratamento nas unidades da atenção básica e no domicílio.

Além disso, a SMS está organizando a linha de cuidado dos pacientes renais crônicos, para manter atendimento integral com os especialistas em um mesmo local.