O primeiro paciente a ser internado com o novo coronavírus na Santa Casa de Piracicaba teve alta hospitalar nesta sexta-feira (17). Luiz Degaspari, de 69 anos, estava internado desde o dia 5 de abril em ala exclusiva do Hospital destinada para pacientes diagnosticados com Covid-19. No momento da alta hospitalar a equipe de médicos e enfermeiros que cuidaram do paciente preparou uma despedida emocionante. Não faltaram aplausos e muita gratidão.

Estiveram envolvidos no atendimento e participaram diretamente dos cuidados durante a internação dezenas de profissionais entre médicos intensivistas e clínicos, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, além de enfermeiros e de toda equipe multiprofissional (fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, psicólogos), além da equipe de higienização e manutenção.

De acordo com o infectologista e coordenador do Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa, Hamilton Bonilha de Moraes, o paciente recebeu alta devido sua melhora clínica, mas que o tratamento continua em casa em isolamento social. “O processo de recuperação dos pacientes acontece de duas formas: a ‘cura clínica’, quando não há mais sintomas da doença e a ‘cura microbiológica’, que é quando o organismo eliminou totalmente o vírus, algo que pode demorar mais para acontecer”, disse Hamilton ao explicar que isso varia muito de pessoa para pessoa. “Essa é uma doença grave onde o vírus pode permanecer na boca e no nariz por tempo prolongado, sem agredir mais o paciente, mas ainda com potencial de transmissão '”, explica.

O provedor da Santa Casa, João Orlando Pavão exaltou o emocionante momento. “Com imensa alegria e satisfação redobrada, agradecendo aos dignos colaboradores do ‘front da Santa Casa’, verdadeiros guerreiros que deixam suas casas e com amor à profissão desempenham com galhardia o seu mister. Os parabéns a estes profissionais dedicados, incansáveis, competentes. Que o Deus todo poderoso os protejam e guardem sempre. Parabéns, meus guerreiros. Vamos em frente e vencer, a mais esta dificuldade que assola o mundo todo”, salientou

Ao sair, o paciente se disse emocionado e que jamais irá esquecer da equipe que cuidou dele todos esses dias. “Minha gratidão eterna a esses anjos que não me deixaram um minuto sequer sozinho, que cuidaram de mim com toda dedicação e cuidado, obrigado”.

Clima na Santa Casa era de emoção e alegria na alta de Luiz Degaspari

(SCP/Diretor Técnico: Ruy Nogueira Costa Filho- CRM 39.044)