Portal do Município de Piracicaba

Paciente agradece prefeitura por rápido atendimento no SUS de Piracicaba

Carlos Ferreira sofreu acidente de trânsito em 2024 e teve múltiplas fraturas, a mais grave com afundamento no crânio; o rápido atendimento da Saúde salvou sua vida

Por CCS / Publicado em 20/08/2025
Tempo de leitura: 5 minutos.
Um grupo de seis pessoas está posando para uma foto em um escritório. Há três adultos e duas crianças na frente. A primeira mulher da esquerda para a direita está usando um cardigã azul-marinho sobre uma blusa rosa choque. Ela tem óculos e está usando um crachá. Ela está usando jeans azul e tênis brancos. Ao lado dela está uma mulher com uma blusa listrada em preto e branco. Na frente delas, está uma menina com uma blusa verde justa e calças verdes. Ao lado dela, uma menina com um macacão verde. Atrás delas, um homem de camisa rosa com óculos e um homem de camisa cinza e blazer cinza. A mulher mais à direita está usando uma blusa rosa choque sobre uma blusa preta e calças pretas. Ela está usando um colar com um pingente.
Elikeila, Erica, Eloah, Ana, Carlos, dr. Sergio e Daniela durante encontro na prefeitura

Você acorda bem cedinho. Abraça e beija sua esposa e toma seu café da manhã. Pouco antes de sair de casa você vira e volta para uma passadinha no quarto ver as duas filhas que ainda dormem para dar um beijo na face de cada uma e desejar um bom dia a elas. Veste-se com sua jaqueta, pega seu capacete, beija a esposa, deseja bom dia e segue rumo ao seu trabalho. E, no semáforo, ao parar no sinal vermelho, tudo se apaga.

Esta é a única lembrança do dia 25 de dezembro de 2024 de Carlos do Carmo Ferreira, vítima de um acidente de trânsito em Piracicaba, às 5h35, e que acordou três dias após o ocorrido em um leito de hospital. Foram seis meses de luta, após quase ter perdido a vida se não fosse o rápido atendimento médico feito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), o que motivou a ida de Carlos à prefeitura, no gabinete do secretário de Saúde, dr. Sérgio Pacheco, para agradecer o empenho de toda a equipe que cuidou dele e de sua família.

“Não lembro de nada do que aconteceu. Foi minha esposa que me contou aos poucos tudo o que estava acontecendo. Não lembro do carro me atropelando. Eu tive traumatismo craniano grave, com múltiplas fraturas pelo rosto, perdi a calota craniana na fronte da face, fora os muitos coágulos no cérebro ao longo dos dias que fiquei internado. Estar aqui hoje, e agradecer o cuidado com a minha vida é o mínimo que posso fazer por todas as pessoas que nos ajudaram, inclusive as equipes do hospital e o neuro dr. Fábio Garcia”, detalhou Ferreira.

Erica Maria Vasques, esposa de Carlos, e as filhas Eloáh Victoria (9) e Ana Beatriz (11), também participaram deste breve encontro, ao lado da assistente social da prefeitura Elikelia Damazio De Freitas Oliveira, e da secretária-executiva de Atenção Básica e Secundária, Daniela Andrade. “Oramos muito, tivemos muita fé e também muito apoio. Foram sete dias de UTI e depois mais 14 dias de internação na enfermaria do hospital, depois mais seis meses para que meu marido pudesse estar devidamente recuperado e bem de saúde. Ele passou por um tratamento considerado conservador antes dele ser aceito para a realização da cirurgia de reconstrução de crânio devido ao afundamento que teve”, explicou Erica.

Dois homens estão sentados em uma sala, com uma mesa à frente deles.À esquerda, um homem com pele escura e óculos escuros está vestindo uma camisa rosa clara. Ele tem um microfone preso à sua camisa.À direita, um homem com pele clara e óculos está vestindo um terno cinza claro sobre uma camisa cinza escura. Ele também tem um microfone preso à sua lapela.Ao fundo, há uma mesa com um computador, uma impressora e uma garrafa de água. Há também outras pessoas e escritórios visíveis através de uma divisória de vidro.
Carlos conta sua história ao secretário de Saúde, dr. Sergio Pacheco

O vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sérgio Pacheco, destacou sua felicidade em ver Carlos bem de saúde e vir de surpresa agradecer as equipes da prefeitura pelo atendimento. “Cada cicatriz é a marca da vitória, mostra que Deus nos honrou por passar por essa provação e permanecer ao lado da família. Fico feliz pela equipe ter conseguido ajudar rapidamente, do Carlos conseguir essa cirurgia, e hoje estar aqui bem. Essa é nossa obrigação enquanto poder público, ser o mais rápido possível nestas respostas, e ficamos gratos com sua vinda aqui para agradecer, não a mim, mas a toda a equipe. Deus te guardou e nós fomos os instrumentos para que esse milagre acontecesse”, enfatizou.

Após o encontro, todos posaram para uma foto de recordação e Ferreira fez questão de enfatizar: “Nós agradecemos a Deus por tudo, mas reconhecemos o trabalho da prefeitura, dos servidores da saúde, do serviço social que acompanharam todo o meu caso. Hoje estou aqui para agradecer todos vocês, reforço, não tem palavra no mundo que expresse minha gratidão. Que Deus siga abençoando todos vocês”.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.