Outubro Rosa tem caminhada, corrida e Dia D de prevenção em Piracicaba
Caminhada e Corrida Rosa, no domingo, 5/10, será realizada em parceria com a tradicional Corrida Corta Mato, que acontece há 40 anos na Esalq
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria da Saúde, preparou uma série de atividades para marcar o Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização que reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e também do colo de útero. Com o lema “Cuide da sua saúde, valorize a vida!”, a campanha que dura todo o mês, tem entre seus destaques a Caminhada e Corrida Rosa, no domingo, 5/10, realizada em parceria com a tradicional Corrida Corta Mato, que acontece há 40 anos na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).

A concentração será a partir das 7h, em frente ao prédio principal da Esalq. A participação é gratuita, tanto na caminhada, com percurso de 3 km, quanto na corrida, de 5 km, mas exige inscrição prévia. A organização pede ainda que os participantes usem uma peça de roupa rosa.
Outro destaque da programação será o Dia D, em 18/10, quando as unidades de saúde abrirão das 8h às 14h para ampliar o acesso a serviços como solicitação de mamografia, coleta de Papanicolau, vacinação contra HPV, atualização de carteira vacinal e orientações educativas. Ao longo de todo o mês, as UBSs e PSFs também farão ações com exames preventivos, pedidos de mamografia e atividades de conscientização.

Segundo Marcela Buoro, coordenadora do Programa Saúde da Mulher, em 2024 foram detectados 371 novos casos de câncer em mulheres atendidas pela rede municipal de saúde, sendo os mais incidentes os de endométrio, colo de útero e mama. “Há mulheres que têm alterações precursoras de cânceres e ainda não tiveram diagnóstico, por isso as ações de conscientização e orientação são tão importantes”, destacou.
Já a enfermeira Cibele Reis, da Vigilância Epidemiológica, reforça que a vacina contra HPV é uma medida eficaz e gratuita de prevenção ao câncer de colo de útero. O imunizante está disponível na rede municipal para meninas e meninos de 9 a 14 anos e, até o fim deste ano, também para jovens de 15 a 19 anos que ainda não foram vacinados.
