Portal do Município de Piracicaba

Outubro Rosa tem caminhada, corrida e Dia D de prevenção em Piracicaba

Caminhada e Corrida Rosa, no domingo, 5/10, será realizada em parceria com a tradicional Corrida Corta Mato, que acontece há 40 anos na Esalq

Por CCS / Publicado em 01/10/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria da Saúde, preparou uma série de atividades para marcar o Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização que reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e também do colo de útero. Com o lema “Cuide da sua saúde, valorize a vida!”, a campanha que dura todo o mês, tem entre seus destaques a Caminhada e Corrida Rosa, no domingo, 5/10, realizada em parceria com a tradicional Corrida Corta Mato, que acontece há 40 anos na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).

A imagem mostra um grande grupo de pessoas sentadas e em pé em frente a um edifício de arquitetura clássica, possivelmente uma prefeitura ou um museu. A maioria das pessoas está vestida com roupas esportivas, muitas delas com camisetas que parecem ser de um evento de corrida, com cores vibrantes como amarelo, verde, laranja e azul. O grupo está posicionado em diferentes níveis, com algumas pessoas sentadas no chão em primeiro plano, outras sentadas em degraus e algumas em pé no fundo. Há uma mistura de homens e mulheres, de diversas idades. O clima parece ser informal e descontraído, com algumas pessoas conversando e outras olhando para a câmera. O edifício ao fundo apresenta colunas, arcos e janelas com grades, sugerindo um local histórico.
Corrida que acontece há 40 anos na Esalq terá Outubro Rosa como tema no dia 5

A concentração será a partir das 7h, em frente ao prédio principal da Esalq. A participação é gratuita, tanto na caminhada, com percurso de 3 km, quanto na corrida, de 5 km, mas exige inscrição prévia. A organização pede ainda que os participantes usem uma peça de roupa rosa.

Outro destaque da programação será o Dia D, em 18/10, quando as unidades de saúde abrirão das 8h às 14h para ampliar o acesso a serviços como solicitação de mamografia, coleta de Papanicolau, vacinação contra HPV, atualização de carteira vacinal e orientações educativas. Ao longo de todo o mês, as UBSs e PSFs também farão ações com exames preventivos, pedidos de mamografia e atividades de conscientização.

A imagem mostra uma sala de aula ou auditório onde uma mulher está dando uma palestra para um grupo de mulheres. A palestrante, vestindo uma camiseta rosa com um laço rosa no peito, está de pé em frente a uma tela projetada que exibe uma mensagem em português sobre "Outubro Rosa - 2022" e a importância de cuidar da saúde. As mulheres na audiência estão sentadas em cadeiras, voltadas para a tela e para a palestrante. A iluminação é artificial e a sala parece ser um ambiente interno simples, com paredes brancas e piso de concreto. A atmosfera geral é de um evento educativo ou informativo, possivelmente relacionado à conscientização sobre o câncer de mama.
Atividades educativas e de orientação serão realizadas nas unidades de saúde

Segundo Marcela Buoro, coordenadora do Programa Saúde da Mulher, em 2024 foram detectados 371 novos casos de câncer em mulheres atendidas pela rede municipal de saúde, sendo os mais incidentes os de endométrio, colo de útero e mama. “Há mulheres que têm alterações precursoras de cânceres e ainda não tiveram diagnóstico, por isso as ações de conscientização e orientação são tão importantes”, destacou.

Já a enfermeira Cibele Reis, da Vigilância Epidemiológica, reforça que a vacina contra HPV é uma medida eficaz e gratuita de prevenção ao câncer de colo de útero. O imunizante está disponível na rede municipal para meninas e meninos de 9 a 14 anos e, até o fim deste ano, também para jovens de 15 a 19 anos que ainda não foram vacinados.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.