Outubro Rosa: Saúde leva exames às mulheres do Centro de Ressocialização
Como uma das ações voltadas ao Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção do câncer feminino, a Secretaria de Saúde realizou exames de papanicolau e consultas médicas nas reeducandas do Centro de Ressocialização Feminina de Piracicaba. No total, foram coletados 52 exames de papanicolau e 12 encaminhamentos para realização de mamografia, além de outros exames necessários à saúde destas mulheres.
Representaram a Secretaria de Saúde a coordenadora da Atenção Secundária à Saúde, Rafaela Mossarelli Penedo, e a coordenadora do Centro de Especializado em Saúde da Mulher (CESM), Marcela Buoro, que foram recepcionadas pela diretora técnica do Centro de Ressocialização, Josiane Maria Santos Leite Teixeira.
Conforme lembrou Rafaela, todas as reeducandas da unidade foram atendidas. "Apenas 15 delas não tiveram o exame colhido por já estarem com suas consultas e exames em dia. Apesar disso, elas foram atendidas pelos profissionais da Saúde em outras necessidades da saúde feminina", afirmou.

Joseane, Marcela e Rafaela durante ação realizada no CR Piracicaba
A enfermeira Marcela Buoro lembrou da importância que tem este atendimento às mulheres do CR. "Sabe aquele trabalho com gostinho de bem para a humanidade? Os olhares daquelas mulheres se sentindo cuidadas ficou marcado para mim. Cada rosto, cada história de vida escondida na vergonha para o exame. Fomos muito bem tratadas e não tivemos problemas para realizar os atendimentos necessários. Independente do motivo que as trouxeram ao CR, acima de tudo elas ainda são mulheres e merecem este cuidado especial".
Para Joseane Teixeira, o resultado mostra que o trabalho dentro da unidade está no caminho certo. "Saber que vale a pena toda a nossa dedicação a estas mulheres que precisam de atenção e ajuda vale a pena com a realização de uma parceria como essa, junto à Prefeitura, não tem preço. Somos agradecidos pelo apoio de vocês já que o trabalho realizado aqui é de suma importância para nossas reeducandas e seguem no ensejo do trabalho aqui desempenhado que visa a recuperação, reeducação e reinserção social destas mulheres", destacou a diretora técnica do CR.
