O outono, estação caracterizada por temperaturas mais amenas, dias mais claros, chuva escassa e noites propícias a observação, começa na próxima segunda-feira, 20/03, às 7h29. A nova estação vai durar exatamente 92 dias, 17 horas e 53 minutos.
É nesta data também que acontece o fenômeno conhecido como equinócio, quando a noite e o dia têm a mesma duração – 12 horas. “Isto é decorrente da luz solar incidir diretamente sobre o Equador, iluminando o planeta por igual. Contudo, a partir deste domingo, 19, o sol se deslocará, cada vez mais, em direção ao hemisfério norte, e com isso, os dias para nós serão cada vez mais curtos e as noites mais longas, culminando em 21 de junho, quando teremos o inverno com a noite mais longa do ano”, explica o astrônomo e coordenador do Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum, Nelson Travnik.
No calendário – O Equinócio também é importante para estabelecer a data da Páscoa. No ano de 325, durante o Concílio de Niceia, definiu-se que a Páscoa seria comemorada no primeiro domingo depois da primeira lua cheia da primavera, seguindo a prática habitual da Igreja de Roma e em outras. Este ano, a Páscoa será celebrada em dia 16 de abril.
O céu do outono – Para aqueles que gostam de observar o céu, os meses de março e abril são privilegiados para a observação das mais belas constelações tais como Orion, Cão Maior, Cão Menor, Leão, Gêmeos, Centauro, Carina entre outras.
As observações podem ser feitas no ao Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum. As visitas públicas com entrada franca, acontecem todos os sábados – exceto em dias chuvosos – das 18h30 às 21h30. O Observatório está localizado no km 3 da rodovia Fausto Santomauro, SP 127, que liga Piracicaba a Rio Claro.