Médico atende paciente.
UPA Vila Cristina: atendimento médico e de enfermagem foram avaliados

O trabalho realizado pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Mahatma Gandhi, contratada pela Prefeitura para gerir as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Vila Cristina e Vila Sônia, foi aprovado por 83% dos usuários. O número é resultado de pesquisa de satisfação realizada em dezembro de 2023. De acordo com a pesquisa, que entrevistou 1.985 pessoas por meio de pesquisas presenciais, callcenter e via aplicativo de mensagens (WhatsApp), dos 1.257 pacientes da UPA Vila Cristina ouvidos, 86% disseram estar totalmente satisfeitos com os serviços prestados na unidade; já na UPA Vila Sônia foram ouvidos 728 pacientes e 81% deles também afirmaram estar totalmente satisfeitos com o atendimento.

Fachada da Upa da Vila Sônia.
Fachada da UPA Vila Cristina

Na pesquisa os usuários respondem a perguntas como: a atenção e o respeito dos profissionais das unidades; tempo de espera; atendimento médico e de enfermagem; exames; além de uma avaliação geral de todos os setores, onde os usuários respondem se estão muito satisfeitos, satisfeitos, insatisfeitos, muito insatisfeitos ou se são indiferentes. “Com base nessas respostas é possível avaliar o nível de satisfação do atendimento uma vez que as UPAs constituem um dos componentes da rede de pública de saúde que tem a missão de acolher usuários que buscam atendimento prioritário na área de urgência e emergência”, informou a direção da OSS.

Sala de espera da Upa da Vila Cristina.
Sala de espera da UPA Vila Cristina, qu teve mais de 80% de aprovação dos usuários

Conforme lembra o secretário de Saúde, Augusto Muzilli Júnior, a pesquisa é importante não só para saber como está o atendimento, mas também para definir ações futuras para que a satisfação de todos os pacientes seja de 100%. “A pequisa, além de avaliar questões mais relacionadas ao atendimento, também engloba a atuação da equipe técnica, serviços prestados pelos colaboradores, estrutura física e higiene. A partir disso, vamos cobrar da organização os ajustes e novas ações para, cada vez mais, melhorar o atendimento à população”, enfatizou.

Usuária pega ficha de atendimento na Upa da Vila Sônia.
Sistema de senhas agiliza e facilita o atendimento nas UPAs

Cabe lembrar que a pesquisa de satisfação nas unidades sob gestão da OSS está prevista em contrato, sendo um dos instrumentos da Prefeitura – e também da população – para fiscalização da organização nas ações realizadas nestas duas UPAs. A Secretaria de Saúde mantém, também, comissão de fiscalização que avalia constantemente os trabalhos realizados pela organização nas unidades de pronto atendimento do Vila Cristina e Vila Sônia.

Atendimento na Upa da Vila Sônia.
Atendimento da UPA Vila Sonia é aprovado pelos usuários do sistema de saúde
Pessoas aguardam na fiola de atendimento da Upa do Vila Sônia.
Tempo de espera foi um dos itens avaliados pelos usuários das UPAs