Em comemoração ao aniversário de 256 anos da cidade, a OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) apresenta Uma noite na Ópera neste sábado, 12/08, no Teatro Municipal Erotides de Campos, no Engenho Central, com a participação especial de duas sopranos e um tenor. Árias e duetos dos principais compositores mundiais do gênero ópera estão no programa, sob regência do maestro alemão Knut Andreas. Os concertos acontecem às 16h e 19h. Os ingressos gratuitos podem ser retirados pela internet ou presencialmente.
Para o programa, a OSP convidou o tenor paulista Rafael Stein, a soprano italiana Maria Sole Gallevi e a soprano piracicabana Raíssa do Amaral. Eles apresentam uma seleção de 16 árias de óperas e duetos de compositores mundialmente consagrados, como Georges Bizet, Giuseppe Verdi, Gaetano Donizetti, Georg Friedrich Händel, Antonín Dvorák, Giacomo Puccini, Léo Delibes, Pietro Mascagni, Carl Maria von Weber e Carlos Gomes.
As árias de óperas são trechos musicais solos, geralmente cantados por um personagem da ópera, que expressam sentimentos e emoções em relação à narrativa. São uma parte importante da ópera e muitas vezes são as partes mais conhecidas e populares. Já os duetos são peças musicais compostas para serem executadas por dois cantores e podem ser encontrados em diversos gêneros musicais, como ópera, música sacra, música de concerto, entre outros.
O maestro Knut Andreas explica que o gênero operístico desperta fascínio no público, o que motivou a criação do programa para celebrar o aniversário da cidade. “Ela tem o poder de nos transportar para outros mundos e nos fazer sentir uma gama de emoções. Espero que todos que assistirem ao nosso espetáculo sejam tocados de alguma forma pela beleza da música e da performance da orquestra e dos cantores”, diz o diretor artístico e regente titular da OSP.
A realização da Temporada 2023 é da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), sob o patrocínio prata da Hyundai e da Drogal e tendo como apoiadora a Caterpillar. São parceiros a Rádio Educativa FM, Rádio Jovem Pan, Jornal de Piracicaba, Ibis Styles, Empem, MegaBilheteria, Padaria do Vovô e Monte Sul.
Os ingressos gratuitos devem ser retirados a partir de sexta-feira (11), no site megabilheteria.com. No dia do espetáculo, na bilheteria do Teatro do Engenho, serão disponibilizados 50 ingressos por sessão, com 30 minutos de antecedência (às 15h30 e 18h30). A OSP solicita a doação de farinha de trigo, em prol do Fundo Social de Solidariedade.
OS CANTORES – A soprano italiana radicada em São Paulo Maria Sole Gallevi é graduada em canto no Conservatório San Pietro a Majella, em Nápoles, e em jazz no Conservatório Santa Cecília, em Roma. Em 2016 ganhou o Prêmio Ópera – La Boheme, do 14o Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas e, em 2019, o terceiro lugar, na 17a edição. Abriu esse mesmo concurso, na 20a edição, com obras de Verdi e Carlos Gomes.
A piracicabana Raíssa do Amaral é graduada, mestra e doutoranda em canto lírico pela Unicamp, onde também formou-se em cordas popular. Estudou violão clássico com Sergio Belluco e piano com Cidinha Mahle. Integrou o Opera Studio da Unicamp e participou de várias óperas no Theatro São Pedro. Protagonizou a ópera “A Moreninha”, de Ernst Mahle. Venceu o 7o Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.
Já o tenor paulista Rafael Stein é formado em pedagogia e música pela USP e Cantou profissionalmente em algumas óperas e musicais. É integrante da Cia. Minaz desde 2010, onde atua como solista, professor e coordenador pedagógico. Em 2018 ganhou o prêmio especial Sarzana-Itália, no 16o Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas. Em 2019 cantou em frente à Orquestra Filarmônica Amazonas, no Teatro Amazonas.
SERVIÇO – Uma Noite na Ópera, com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Sábado (12), às 16h e 19h, no Teatro Erotídes de Campos (av. Dr. Maurice Allain, 454, Engenho Central). Informações: Facebook, Instagram @sinfonicapiracicaba ou no site oficial osp.art.br.
orquestra sinfônica de piracicaba; osp; semac; cultura; música clássica; ópera; teatro municipal erotides de campos