A OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba), que recebe subvenção da Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), divulga a programação da Temporada 2024, que segue de março a dezembro, com participações de maestros e solistas nacionais e internacionais. Os concertos acontecem no Teatro Municipal Erotides de Campos, Sesc Piracicaba, Teatro Estadual de Araras e na maior casa de concertos da América Latina, a Sala São Paulo, na capital paulista.
A programação foi elaborada pelo diretor artístico e regente titular da OSP, o maestro alemão Knut Andreas, e pelo diretor artístico associado André Micheletti. “No início da temporada focaremos no piano como instrumento solo e, ao longo do ano, teremos uma vasta variedade de obras, interpretadas por solistas e maestros convidados”, diz Andreas, que é natural de Potsdam, onde é regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem de Berlim e da Orquestra Sinfônica Collegium Musicum de Potsdam.
Micheletti lembra que a OSP preza pela qualidade de seu corpo artístico e por proporcionar a democratização da música de concerto ao seu público. “O nosso desafio é o de alcançar cada vez mais as pessoas, por isso, é importante termos um repertório diversificado”, explica o violoncelista piracicabano, que é professor de música na USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto.
A abertura da temporada traz o pianista Rogério Zaghi como solista, que toca o concerto para piano do Scriabin. Raridades de Hanns Eisler (Abertura para uma comédia) e Dmitri Shostakovich (balé The Lady and the Hooligan) estão no repertório, sob regência de Knut Andreas e com apresentações em Piracicaba e na Sala São Paulo, nos dias 9 e 10 de março, respectivamente.
Em abril, a OSP recebe a pianista Simone Leitão (Minas Gerais) e a regente Cinthia Alireti, regente titular da Orquestra Sinfônica da Unicamp, que interpreta composições de Jean Sibelius e o concerto para piano de Edvard Grieg.
Em maio, o destaque fica por conta do jovem fagotista Mateus Távora, do Rio de Janeiro, que interpreta o concerto para fagote de Carl Maria von Weber. Sob regência de Knut Andreas também estão no programa obras de Sergei Prokofiev e Edward Elgar.
Já em junho, o público irá se emocionar com os maiores sucessos da cantora Tetê Espíndola, que se apresenta com os integrantes de sua banda e comemora os seus 70 anos. A regência é do piracicabano Jamil Maluf, maestro emérito da OSP. Estão previstos sucessos como Escrito nas Estrelas, Cunhataiporã, Curupaco, SuperLua, Devoção, Paisagem Uvial, entre outros.
A programação de julho homenageia os 200 anos da imigração alemã no Brasil. Obras de Ernst Mahle, Aaron Copland e Max Bruch recebem a participação especial de Ovanir Buosi Jr., primeiro clarinetista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), sob regência de Knut Andreas. “Com Ovanir Buosi como solista ouviremos uma das obras mais complicadas para o clarinete, que é o concerto do norte-americano Copland”, explica Knut Andreas.
Em agosto, quando Piracicaba completa 257 anos, o programa traz a grandiosa obra “Carmina Burana”, de Carl Orff, com as participações do Coro Universitário Mackenzie e dos solistas Maria Sole Gallevi (soprano), William Manoel (tenor) e Johnny França (barítono). Em Piracicaba, o concerto recebe a regência do maestro Parcival Módolo e, na Sala São Paulo, de Knut Andreas.
A temporada segue em setembro, com concertos dedicados a Joseph Haydn e Carl Nielsen, sob regência do norte-americano Ira Levin, que atuou como diretor artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e como regente titular em várias orquestras na Alemanha. Levin é internacionalmente conhecido pela grande versatilidade de suas atividades musicais e regeu mais de 1200 récitas de 100 títulos de ópera.
Um concerto especial para as crianças está previsto para o mês de outubro, quando a OSP apresenta o espetáculo ABC do Dó, Ré, Mi, que mescla música, humor e performance teatral. Ainda em outubro, a orquestra referência o inglês Ralph Vaughan Williams e uma de suas obras mais notáveis, o Concerto para tuba e orquestra, que destaca a tuba como instrumento solo em uma composição sinfônica. A peça conta com a participação do tubista da OSP, Dante Capacla, sob regência de Knut Andreas.
Em novembro, a OSP faz um concerto especial, dedicado ao renomado compositor de trilhas sonoras John Williams, com narrações de Washington Poppi e regência de Jamil Maluf. No programa estão temas dos filmes E.T., Indiana Jones, A Lista de Schindler e Star Wars.
O encerramento da temporada, em dezembro, será marcado pela apresentação do clássico Lago dos Cisnes, de Piotr Ilitch Tchaikovski, com a participação especial da Companhia Estável de Dança de Piracicaba. A direção do espetáculo é de Camilla Pupa e a regência de Knut Andreas.
Os concertos que acontecem em Piracicaba e em Araras são promovidos por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, e contam com o patrocínio prata da Drogal, Hyundai e Phinia; com parceria da Empem, Ibis Styles Piracicaba, Jornal de Piracicaba, MegaBilheteria, Monte Sul, Padaria do Vovô, Rádio Jovem Pan e Rádio Educativa FM; e apoio da Secretaria Municipal da Ação Cultural.
A programação completa da Temporada 2024 pode ser conferida no site oficial da OSP (osp.art.br) ou nas redes sociais facebook.com/sinfonicapiracicaba e instagram/sinfonicapiracicaba.
Temporada 2024
9 de março – 16h e 19h
Teatro Municipal Erotides de Campos
10 de março – 11h
Sala São Paulo
Hanns Eisler
Abertura para uma comédia)
Alexander Scriabin
Concerto para piano e orquestra, em Fa menor, Op. 20
Dmitri Shostakovich
The Lady and the Hooligan
Rogério Zaghi, piano
Knut Andreas, regente
27 de abril – 16h e 19h
Teatro Municipal Erotides de Campos
Jean Sibelius
Finlandia, Op. 26
Jean Sibelius
Suíte Karelia, Op. 11
Edvard Grieg
Concerto para piano e orquestra, em La menor, Op. 16
Simone Leitão, piano
Cinthia Alireti, regente
18 de maio – 19h
Teatro Estadual de Araras Maestro Francisco Paulo Russo
Sergei Prokofiev
Abertura sobre temas hebraicos, Op. 34
Carl Maria von Weber
Concerto para fagote e orquestra, em Fa maior, Op. 75
Edward Elgar
Variações Enigma, Op. 36
Mateus Távora, fagote
Knut Andreas, regente
22 de junho – 16h e 19h
Ginásio de eventos do Sesc Piracicaba
Show Tetê – 70 anos
Camargo Guarnieri
Suíte Vila Rica
Tetê Espíndola
Sucessos como Cunhataiporã, Curupaco, SuperLua, Devoção, Paisagem fluvial, Águas irreais, Na chapada, Yacoãna e Escrito nas estrelas
Tetê Espíndola, cantora
Adriano Magoo, piano
Antônio Porto, craviola
Jamil Maluf, regente
27 de julho – 16h e 19h
Teatro Municipal Erotides de Campos
Concerto em homenagem aos 200 anos da imigração alemã no Brasil
Ernst Mahle
Abertura O Garatuja
Aaron Copland
Concerto para clarinete e orquestra
Max Bruch
Sinfonia N° 3, em Mi maior, Op. 51
Ovanir Buosi Jr, clarinete
Knut Andreas, regente
24 de agosto – 19h
Piracicaba – Local a definir
25 de agosto – 11h
Sala São Paulo
Carl Orff
Carmina Burana
Maria Sole Gallevi, soprano
William Manoel, tenor
Johnny França, barítono
Coro Universitário Mackenzie
Parcival Módolo, regente (Piracicaba)
Knut Andreas, regente (SP)
28 de setembro – 16h e 19h
Teatro Municipal Erotídes de Campos
Joseph Haydn
Sinfonia No. 97, em Do maior
Carl Nielsen
Sinfonia No. 5, Op. 50
Ira Levin, regente
26 de outubro
Teatro Municipal Erotídes de Campos
16h – Concerto das crianças
Espetáculo ABC do Dó, Re, Mi
Sergei Prokofiev
Suíte Tenente Kije
Washington Poppi, ator
Luiz Fernando Dutra, regente
Knut Andreas, regente
19h – Concerto noturno
Ralph Vaughan Williams
Concerto para tuba e orquestra, em Fa menor
Sergei Prokofiev
Suíte Tenente Kije, Op. 60
Ludwig van Beethoven
Sinfonia No. 8, em Fa maior, Op. 93
Dante Capacla, tuba
Knut Andreas, regente
30 de novembro – 16h e 19h
Teatro Municipal Erotídes de Campos
John Williams in Concert
E. T.
Theme from Indiana Jones
Theme from Schindler’s List
Suíte Star Wars
Washington Poppi, narrador
Jamil Maluf, regente
21 de dezembro – 16h e 19h
Concerto de encerramento da Temporada 2024
Local a definir
Piotr Ilitch Tchaikovsky
Lago do Cisne
Participação especial: Cedan, Companhia Estável de Dança de Piracicaba
Camilla Pupa, diretora
Knut Andreas, regente