OSP será regida pelo maestro emérito Jamil Maluf - foto Nanah DLuize
OSP será regida pelo maestro emérito Jamil Maluf - foto Nanah DLuize

Conhecida como a cantora que tem “os pássaros na garganta”, Tetê Espíndola será homenageada no próximo concerto da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba), que recebe subvenção da Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). A artista pantaneira é a solista convidada dos concertos, que celebram seu aniversário de 70 anos e contam com um programa repleto de grandes sucessos, entre eles Escrito nas Estrelas. O show Tetê – 70 anos tem regência do maestro Jamil Maluf. São duas sessões no ginásio do Sesc Piracicaba, às 16h e 19h deste sábado, 22/06, com entrada gratuita.

Conhecida como a cantora que tem "os pássaros na garganta", Tetê Espíndola será homenageada no próximo concerto
Cantora Tetê Espíndola será homenageada no concerto deste sábado | Foto: Alexis Prappas

Maestro emérito da OSP, o piracicabano Jamil Maluf conta que a sua relação de proximidade com Tetê Espíndola vem da década de 1980, quando era o regente titular da então Orquestra Sinfônica Jovem Municipal, no Theatro Municipal de São Paulo. Em 1986, ele convidou a cantora para participar da série Outros Sons. “Fizemos uma temporada de enorme sucesso no auditório do Museu de Arte de São Paulo, o Masp”, relembra Jamil.

Ele destaca ainda a feliz coincidência do aniversário de 70 anos de Tetê Espíndola. “Recebi o convite para reger dois concertos nesta Temporada da OSP. Estudando possibilidades de repertório, pensei que talvez fosse interessante convidar uma cantora e me lembrei da Tetê Espíndola, que nunca cantou com a Sinfônica de Piracicaba. Assim que liguei para ela, aceitou de imediato e me contou dos seus 70 anos de vida. Foi a certeza de que o convite tinha sido feito no momento certo”, diz.

Ainda sobre a cantora, compositora e instrumentista natural do Mato Grosso do Sul, Jamil Maluf destaca que o show concebido para o Sesc Piracicaba é uma forma de evidenciar o legado de mais de 45 anos de carreira de Tetê, marcada por 20 álbuns lançados. “Acredito que esse espetáculo envolverá o público do começo ao fim, pois Tetê consegue despertar o imaginário coletivo e nos seduzir com sua voz inigualável”, completa o maestro.

O piracicabano Jamil Maluf conta que a sua relação de proximidade com Tetê Espíndola vem da década de 1980
Jamil Maluf conta que a sua relação com Tetê Espíndola vem da década de 1980

PROGRAMA — Tetê Espíndola se apresenta em Piracicaba acompanhada de Adriano Magoo ao piano, além dos 60 instrumentistas da OSP. Para o show, incluiu as obras Cunhataiporã, que em tupi-guarani significa menina bonita e composta pelo irmão Geraldo Espíndola; Curupaco, que fez parte da trilha sonora do longa-metragem Mônica e a Sereia do Rio, de 1987, composta com o marido, Arnaldo Black. Ainda fruto da parceria musical do casal está Águas Irreais.

Também faz parte do repertório SuperLua, escrita com Marta Catunda; Devoção, fruto de parceria com o irmão caçula, Jerry Espíndola; e duas obras assinadas com Carlos e Iara Rennó, respectivamente: Na Chapada e Yacoãna. Escrita em 1982 com o amigo Arrigo Barnabé, Tetê também canta Paisagem Fluvial.

SUCESSO — A tão esperada Escrito nas Estrelas é a obra que encerra o programa. A canção foi lançada em 1985, com música do marido de Tetê, Arnaldo Black, e letra de Carlos Rennó. A canção conquistou o 1º lugar no Festival dos Festivais da TV Globo e o disco lançado pela Polygram vendeu 50 mil cópias em uma única semana.

O sucesso voltou com força em 2023, após Márcia Fu, ex-jogadora de vôlei da seleção brasileira, cantar um trecho no reality show A Fazenda. Já são mais de 400 milhões de compartilhamentos no Tik Tok, 720 mil ouvintes no Spotify e 28 milhões de acessos no Youtube. Recentemente, a cantora Lauana Prado regravou a canção, em seu álbum Raiz.

Todos os arranjos das canções estiveram aos cuidados de Felipe Coelho, que também é trombonista da OSP. A exceção fica para a canção Águas Irreais, arranjada por Alexandre Mihanovich.

ABERTURA — Para a abertura do concerto, o maestro Jamil Maluf selecionou as Danças Húngaras números 1, 3 e 10, na qual o compositor alemão Johannes Brahms se baseou nas danças folclóricas húngaras de origem cigana, com andamentos variados, ritmos animados e passagens virtuosísticas.

As apresentações são realizadas com recursos da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural, e têm o patrocínio prata da Drogal, Hyundai e Phinia, apoio do Sesc Piracicaba e Secretaria Municipal de Educação. São parceiros a Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle), Ibis Styles Piracicaba, Monte Sul, Padaria do Vovô, Jornal de Piracicaba, Rádio Educativa FM e Rádio Jovem Pan Piracicaba.

SERVIÇO — Concerto Tetê – 70 anos, com a OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) e Tetê Espíndola. Sábado, 22/06, às 16h e 19h, no ginásio de eventos do Sesc Piracicaba (rua Ipiranga, 155, Centro). Entrada gratuita. Retirada de ingressos presencialmente na bilheteria do Sesc, no dia do espetáculo, a partir das 9h30. Acomodação em cadeiras. Mais informações: osp.art.br ou via Facebook e Instagram @sinfonicapiracicaba.