A OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) abre neste sábado (18), a Temporada 2023, no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central, às 16h e 19h. As apresentações são sob a batuta do maestro alemão Knut Andreas, diretor artístico e regente titular do conjunto. A 5ª Sinfonia de Shostakovich, uma das mais conhecidas do repertório sinfônico do século 20, faz parte do programa. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados a partir da quarta-feira (15), no site megabilheteria.com. A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). O patrocínio prata é da Hyundai e o apoio da Caterpillar. São parceiros a Rádio Educativa FM, Rádio Jovem Pan, Rádio Band FM, Jornal de Piracicaba, Ibis Styles, Empem e MegaBilheteria.

As apresentações são sob a batuta do maestro alemão Knut Andreas | Foto: Rodrigo Alves A “Sinfonia N° 5 em re? menor, op. 47” foi composta pelo russo Dmitri Shostakovich em 1937, para agradar o regime comunista, durante um dos períodos mais aterrorizantes da história soviética para os artistas. Shostakovich tinha 31 anos e a obra lhe alçou ao título de principal compositor de seu país, posição que ocuparia até sua morte, em 1975. “Esta sinfonia marca um momento especial na vida do compositor, que teve muitos problemas com o ditador Stalin. Sem usar as palavras, ele dá uma resposta às restrições políticas impostas pelo regime”, contextualiza Knut Andreas. A peça em quatro movimentos é dramática e triunfante. Caracteriza-se ainda pelo lirismo e tom heroico. Segundo Knut Andreas, a obra exige dedicação máxima dos músicos e coesão do conjunto. “É uma das sinfonias mais importantes do século 20 e traz uma orquestra muito grande ao palco, com momentos de intimidade e também de um som muito forte, que, às vezes, pode até assustar o ouvinte”, completa o maestro. Do estoniano radicado na Alemanha, Arvo Pärt, a OSP também apresenta a composição “Fratres para cordas e percussão”. Segundo Knut Andreas, é provavelmente a primeira vez que a peça é apresentada em Piracicaba. “É uma música lenta, que demonstra a sonoridade das cordas. É agradável, com alguns momentos da percussão mais frenética e, em outros, de quietude sublime”, diz Knut Andreas. Fratres, que significa irmãos, em latim, foi composta em 1977. É usada frequentemente no cinema e possui versões para diferentes formações, sendo esta criada em 1991. Para integrar o repertório do primeiro concerto de 2023 da OSP, o maestro escolheu ainda a obra do compositor alemão Ludwig van Beethoven, “Abertura Fidelio em mi menor, op. 72c”. A mensagem, neste caso, é de heroísmo, lealdade e o triunfo da bondade sobre a tirania.

A Temporada 2023 ocorre no Teatro do Engenho | Foto: Rodrigo Alves INGRESSOS – A retirada dos ingressos deve ser feita pela plataforma megabilheteria.com, a partir das 10h20 de quarta (15), sendo limitada a dois ingressos por CPF cadastrado. Como parte de seu trabalho social, a OSP incentiva o público a doar alimentos para o Fundo Social de Solidariedade, que podem ser entregues na entrada do espetáculo. Desta vez, a necessidade é de itens enlatados: milho, ervilha ou molho de tomate. A Temporada 2023 ocorre no Teatro do Engenho por causa das obras de manutenção do ar condicionado do Teatro Municipal Dr. Losso Netto. A capacidade do Teatro é de 422 lugares por sessão. Os concertos estão previstos até o mês de dezembro e a programação completa está disponível no novo site oficial da OSP, o osp.art.br, além do Facebook e Instagram @sinfonicapiracicaba. SERVIÇO – Abertura da Temporada 2023 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, no Teatro Erotídes de Campos (av. Dr. Maurice Allain, 454, Engenho Central). Sábado (18), às 16h e 19h. Entrada gratuita. Informações: osp.art.br.