Também foi aprovado ontem (22), pela Câmara de Vereadores – por unanimidade – projeto para a Orquestra Educacional de Piracicaba, onde o município pedia autorização para repassar anualmente o montante de R$ 25 mil, pela Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo, como subvenção.

A demanda foi trazida ao prefeito Barjas Negri pelo vereador maestro Jonson. Na exposição justificativa são citados os serviços relevantes que a orquestra presta à comunidade piracicabana, incentivando a prática musical e o desafio de tocar numa orquestra, onde todos são incluídos.

Para o reverendo Sergio Paulo Martins Nascimento, presidente da APFP (Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba), mantenedora da Orquestra, a liberação do recurso é fundamental para dar prosseguimento ao projeto com os músicos. “A atenção que recebemos da prefeitura, com o aval dos vereadores, nos motiva a continuarmos trabalhando. Nem tanto pelo recurso em si, mas sim pelo reconhecimento de que nossa Associação realiza um trabalho sério. Estamos há 11 anos atendendo na área social, e a Orquestra é um entre tantas iniciativas que desenvolvemos. Saber que a administração pública nos enxerga e acredita em nós, nos motiva a continuarmos neste caminho”, disse.

A orquestra foi criada em 2015 e tem hoje cerca de 70 componentes de todas as idades – a partir dos 10 anos. Além disso, os seus integrantes têm variado conhecimento técnico e musical. Sua intenção não é a profissionalização, que até pode ocorrer, mas a sua proposta é proporcionar uma integração e interação das pessoas dentro de um ambiente musical.

O repasse de R$ 25 mil/ano é a título de subvenção social à entidade mantenedora, o que vai ajudar na continuidade de suas atividades, estímulo à formação de músicos e formação de novas plateias.