Os clássicos do violeiro Tião Carreiro (13/12/1934 – 15/10/1993), interpretados pela Orquestra de Viola Caipira As Piracicabanas, são a atração da Noite da Música Caipira, que acontecerá no domingo, 18/10, às 17h, na Arena Julio Chrisóstomo do Nascimento, na Casa do Povoador. O evento, gratuito, é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), e foi criado a partir do Projeto de Lei 245/2014, de autoria do vereador Adair Doniani, o Samaritano. Seu objetivo é resgatar a cultura do homem do campo e valorizar a música raiz. “A Noite da Música Caipira, criada por iniciativa do vereador Samaritano, tem como missão preservar e divulgar esse estilo, que faz parte da cultura de nossa cidade, a cultura caipira, da qual tanto nos orgulhamos”, ressalta a secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese. De acordo com a regente, arranjadora, violeira e diretora artística da Orquestra, Marcela Costa, é um prazer participar desta edição do evento. “E mais importante ainda é poder falar de um dos maiores violeiros da história, Tião Carreiro. Ele sempre foi inspiração para qualquer músico e sua capacidade de criação, execução e de composição era inexplicável”, elogia. Antes do show, o público vai receber um programa, contendo as letras das canções escolhidas, para que possam acompanhar a cantar junto. Samaritano, que formou dupla com Galileu por 25 anos, támbém participará do evento e contará a história de Tião Carreiro, que é autor de uma das músicas que tornaram Piracicaba uma cidade famosa no Brasil inteiro, o sucesso Rio de Lágrimas. Em troca, Piracicaba homenageou o artista colocando o seu nome em um dos seus cartões-postais: a passarela Pênsil. Fazem parte também do show as músicas Golpe de Mestre, A Vaca foi pro Brejo, Encantos da Natureza, Menino da Porteira, Mundo Velho, O Mineiro e o Italiano e Pagode em Brasília, entre outras.

SÓ MULHERES – A Orquestra de Viola Caipira As Piracicabanas iniciou suas atividades em setembro de 2010, com o objetivo de incentivar e cultivar a genuina música caipiracicabana. É composta por mulheres de diferentes idades, e em sua formação instrumental pode-se apreciar viola caipira, violão, percussão e baixo. Seu repertório possui arranjos que exploram a musicalidade contemporânea, conservando a característica tradicional da música raiz. Além de Marcela Costa, contribuem também como arranjadores as musicistas Ivete Cunha Machado, Andréa Martins e Marcos Manga.

SERVIÇO – Noite da Música Caipira, com a Orquestra de Viola Caipira As Piracicabanas, que interpreta clássicos de Tião Carreiro. Dia 18/10, às 17, na Arena Julio Chrisóstomo do Nascimento, na Casa do Povoador. Gratuito.