Com a presença de 52 pessoas, entre membros do conselho do Orçamento Participativo, associação de moradores e líderes comunitários, a Prefeitura de Piracicaba realizou no sábado, 05/02, a 1a Reunião Extraordinária do Conselho Municipal do Orçamento Participativo (Comop), no auditório do Centro Cívico, das 8h às 12h. O evento contou com palestra sobre a lei nº5.132 de maio de 2002, que dispõe sobre a participação popular no processo de elaboração, definição e execução das leis orçamentárias e cria o Congresso Municipal do Orçamento Participativo de Piracicaba.

Conselheiros do OP aprimoraram conhecimento sobre leis para acompanhar a dinâmica dos trabalhos

Participaram o secretário de Finanças, Artur Costa Santos, o secretário de Administração, Dorival José Maistro, e a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Euclidia Fioravante.

A palestra foi ministrada pelo professor Isaac Roston. Ao final da apresentação, os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas. Durante a apresentação, foi reforçado o acompanhamento do Conselho do Orçamento Participativo e a necessidade de que os membros estejam conectados com três ações fundamentais: a elaboração, a definição e a execução das leis orçamentárias.

Conselheiros do orçamento participativo participaram da primeira reunião extraordinária no sábado

O palestrante abordou, ainda, como se inicia uma administração pública, que se dá, também, por meio do Plano Plurianual, com duração de quatro anos, onde estão descritas todas as ações que os governos entendem que são pertinentes para a coletividade. Produzido com ampla participação popular, o documento, depois de finalizado pelos secretários e prefeito, é enviado para a Câmara Municipal para análise e aprovação.

Outros pontos abordados foram a produção de documentos para contratações, licitações, como termos de referência, coleta de preços, compra direta e outros documentos que fazem parte da rotina da esfera pública.

Para a secretária da Smads, Euclídia Fioravante, o encontro serviu para estreitar o relacionamento com líderes de bairros e associações de moradores para saber mais sobre as demandas de cada um. “Assim podemos ajudar e contribuir de acordo com a realidade da Smads e de cada região de Piracicaba”, explicou.

Jackson Nascimento Santiago, assessor da Secretaria de Governo e coordenador do Orçamento Participativo, falou sobre a importância da participação da população nos encontros. “Momentos como estes são importantes para o aprendizado constante e para saber mais sobre as demandas de cada região”, esclarece Jackson.

EXPERIÊNCIA – Delvita Rodrigues de Oliveira, 72 anos, que é presidente do centro comunitário do Vila Cristina, esteve na reunião. De acordo com ela, uma das demandas mais urgentes do Comop está ligada aos resíduos sólidos. “Acho que falta informação para a população sobre como destinar corretamente os resíduos, secos e úmidos. Vejo muitas famílias descartando de forma errada, acho que é preciso informar, ensinar, dar um suporte para mudar isso, o que vai nos ajudar e muito”, ressaltou. Sobre a participação no OP ela diz estar muito animada. “É preciso incentivar a discussão e a participação dos moradores em movimentos que dinamizem o bairro e melhorem a vida de todos”, reforçou.

Delvita Rodrigues, moradora do Vila Cristina, está otimista para trabalhar mais pelo bairro

Adalberto Brito, 50 anos, presidente da associação de moradores do Parque Piracicaba, elogiou a iniciativa do governo em promover uma palestra para ensinar e reforçar conhecimentos. De acordo com ele, já é possível comemorar algumas conquistas em seu bairro, como o uso correto do Centro Comunitário. “Atualmente, no local, temos um projeto de hip hop e aulas de balé para 50 meninas, entre outras atividades que incentivam a prática de esportes, recreação e cidadania”, explicou Adalberto.

Adalberto Brito, do Parque Piracicaba diz que é preciso construir junto para ter uma cidade melhor