A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), realizou a operação Volta às Aulas em 30 escolas no período de 31/01 a 11/02, entre instituições de ensino municipais, estaduais e particulares. Neste ano a operação contou com parceria da Guarda Civil, que disponibilizou guardas capacitados como agentes de trânsito. O objetivo foi coordenar o fluxo de veículos e orientar os motoristas, prezando pela segurança de todos. Agentes atuaram em frente às escolas e também ao redor delas.
Objetivo é a orientação de motoristas e pedestres nessa época de retorno às aulas | Foto Justino Lucente/CCS
Os agentes atuaram em três períodos: manhã, almoço e tarde, entre 6h30 e 17h45. Durante a operação, as principais irregularidades encontradas pelos agentes foram parar o veículo em fila dupla para efetuar o embarque/desembarque; estacionar em locais proibidos pela sinalização (vagas destinadas ao estacionamento de vans e microônibus); estacionar sobre faixa de pedestres; estacionar a menos de cinco metros do bordo de alinhamento da via transversal; e crianças sendo transportadas de forma irregular (fora da cadeirinha). A principal atuação dos agentes foi orientar os motoristas e pedestres para correção das irregularidades in loco. Em casos específicos em que a orientação foi desrespeitada, foram realizadas autuações.
“Nossa atuação ao redor das escolas foi intensificada nesse período de volta às aulas, mas continuamos as rondas durante todo o ano, prezando pela segurança das nossas crianças e jovens. Além de vias mais seguras, essas ações ao redor das instituições de ensino ainda colaboram para a educação no trânsito da futura geração de forma contínua”, enfatiza a titular da Semuttran, Jane Franco de Oliveira.
Ao todo 30 escolas tiveram fluxos de veículos e de pedestres orientados por agentes da Semuttran | Foto: Justino Lucente/CCS
MELHORIAS – Como forma de aprimorar o trânsito ao redor das escolas, a Semuttran também realizou levantamento prévio das melhorias necessárias nas imediações das instituições, como revitalização da sinalização e readequação do número de vagas para vans escolares. Até hoje, 16/02, 61 escolas, entre municipais, estaduais e particulares, já receberam reforço na sinalização. A Pasta está realizando o mapeamento das vagas para padronização em conformidade com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro).