Portal do Município de Piracicaba

Operação Hércules fiscaliza 315 motocicletas em setembro e amplia ações de segurança no trânsito

Ações conjuntas entre Prefeitura e forças de segurança resultaram em 69 autos de infração e oito veículos recolhidos ao pátio

Por CCS / Publicado em 29/09/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
A imagem mostra uma cena de trânsito com vários policiais militares em serviço. Um policial, em primeiro plano, está de pé, vestindo um colete refletivo com a inscrição "POLÍCIA MILITAR" e óculos escuros. Ele usa calças cinzas e botas pretas. Ao fundo, há um grupo de policiais em motocicletas, alguns uniformizados e outros em trajes civis. Eles parecem estar conduzindo uma operação ou controle de trânsito. Várias viaturas policiais também estão presentes, incluindo uma com a inscrição "Detran.SP" e outra com o emblema da "POLÍCIA MILITAR". O cenário é uma rua em um dia ensolarado, com céu azul e nuvens. Há edifícios ao fundo, palmeiras e sinais de trânsito indicando limite de velocidade de 30 km/h. Cones de trânsito laranja estão dispostos na via, sugerindo algum tipo de bloqueio ou organização do tráfego.
Ações conjuntas entre Prefeitura e forças de segurança resultaram em 69 autos de infração em setembro

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, em parceria com o Detran-SP e Polícia Militar, realizou ao longo de setembro a Operação Hércules, que resultou na fiscalização de 315 motocicletas. A ação, que integrou a programação da Semana Nacional do Trânsito, resultou em 69 autos de infração, no recolhimento de oito veículos ao pátio e na elaboração de um boletim de ocorrência.

As operações aconteceram nos dias 05, 12, 19 e 26/09 em vias de grande fluxo de veículos, como a Av. Dr. Paulo de Moraes, Av. São Paulo e Av. Armando de Salles Oliveira. Durante as abordagens, os agentes verificaram itens como escapamentos modificados, documentação dos veículos, habilitação dos condutores e condições gerais de conservação.

O objetivo da ação foi inibir irregularidades, fiscalizar as condições dos veículos e reforçar a segurança viária, com foco em prevenir acidentes e reduzir os índices de óbitos, especialmente entre motociclistas — público que apresenta os maiores números de ocorrências fatais em Piracicaba.

A imagem mostra uma operação de fiscalização de trânsito em uma via pública, possivelmente durante o dia, com céu azul e algumas nuvens. No primeiro plano, um homem com capacete preto, que tem a inscrição "RACE TECH" em vermelho, está em pé, de perfil, olhando para uma policial. Ele veste uma camisa de manga longa com estampa camuflada em tons de cinza e calças pretas. A policial, que usa um colete azul com o logo "Detran.SP" e um boné com a mesma inscrição, está em frente ao homem, segurando um bafômetro branco e apontando para ele, indicando que ele deve soprar. Ela também usa calças pretas. Ao fundo, outras pessoas vestidas com coletes do Detran.SP e bonés estão presentes, assim como motocicletas e carros de polícia. Uma mulher com óculos escuros e boné do Detran.SP está atrás da policial que está realizando o teste. Há também cones de sinalização laranja na pista.
Os condutores abordados passaram por teste de etilômetro passivo (bafômetro) durante a operação

Segundo o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Odair Melo, a fiscalização é uma medida necessária diante do cenário atual, visto que até agosto, de acordo com dados da plataforma Infosiga, do Detran-SP, foram registrados 32 óbitos em vias municipais, dos quais 21 envolveram motociclistas. “Piracicaba possui um alto índice de acidentes envolvendo motocicletas. Esses números mostram que precisamos intensificar nossas ações não apenas no sentido de fiscalizar, mas também de orientar e educar os condutores. A preservação da vida deve estar sempre em primeiro lugar, e isso só será possível com o engajamento de toda a sociedade”, destacou.

As fiscalizações realizadas em setembro fizeram parte da Semana Nacional do Trânsito, que em 2025 trouxe como tema Desacelere. Seu Bem Maior é a Vida, incentivando condutores a adotarem comportamentos mais seguros e responsáveis no trânsito, em respeito às normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e à preservação da vida.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.