Uma operação conjunta entre a Prefeitura, por meio da Guarda Civil Municipal, Pelotão Ambiental e Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), e Polícia Militar, realizada na tarde desta quarta-feira, 15/02, orientou estabelecimentos comerciais na região da Rua do Porto sobre regras a serem cumpridas durante os quatro dias de Carnaval, a respeito de limite de som da música ao vivo, horário de funcionamento, proibição de venda de bebidas alcoólicas para menores de idade e uso de solo.
Operação de Carnaval de forças policiais e Semuttran orientaram bares da Rua do Porto | Foto: Isabela Borghese
Márcio Vitti, guarda-civil do Pelotão Ambiental, ressalta que esta operação tem o intuito de alertar os proprietários de bares e restaurantes para o cumprimento de leis, que serão rigorosamente fiscalizados nos próximos dias. “Orientamos hoje para evitar que, posteriormente, sejam autuados. Quem não cumprir as leis, será multado”, ele destaca.
Ao longo de todos os dias de Carnaval, informa Vitti, o Pelotão Ambiental fará a medição de pressão sonora em diversos pontos com bares e restaurantes com música ao vivo em Piracicaba. “A operação também serve de alerta aos estabelecimentos para regularizarem a situação da permissão em tempo para o Carnaval”, completa o guarda.
Durante os dias oficiais da folia em Piracicaba, a Guarda Civil fará o acompanhamento com equipes em pontos estratégicos da cidade, assim como a Polícia Militar, como destaca o sargento Faria, da 4ª Companhia da PM, que também participou da operação de orientação nesta quarta-feira. “Fiscalizaremos para evitar que não ocorra perturbação do sossego público. A população também pode ajudar com isso ligando para o 190. Pode ligar quando houver qualquer percepção de excesso”.
Pelotão Ambiental fará a medição de pressão sonora em bares durante o Carnaval | Foto: Isabela Borghese
O sargento Faria afirma que equipes da Polícia Militar também atuarão no Carnaval com a realização de blitz do bafômetro em pontos estratégicos da cidade. “Direção e bebida alcoólica não combinam e vamos fiscalizar em prol de um Carnaval seguro para todos. Quem for beber, pedimos que utilizem veículos de aplicativos ou caronas solidárias”.
A Semuttran acompanhou a operação de orientação desta quarta-feira e também participará da fiscalização do Carnaval com as forças policiais. O agente de trânsito da pasta, Paulo Coa, afirma que o operacional da secretaria fará a rotineira orientação de trânsito e estará de prontidão caso precise orientar desvios ou fechamentos de vias públicas.