Atendendo à solicitação do prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato, o Procon dá início, na segunda-feira, 2/05, à Operação Dia das Mães, para visitar estabelecimentos que ofereçam produtos com potencial de comercialização nos dias que antecedem a data especial. A atividade segue até a sexta-feira, 6.
Serão promovidas orientações e verificações de itens como afixação do preço (forma correta da sua informação), formas de pagamentos (cheque/cartões), prazo de validade do produto, disponibilização de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor, afixação dos cartazes com o telefone do Procon (151), da Lei Antifumo, entre outros.
"Estes e outros itens estão previstos em leis e devem ser seguidos à risca", alerta o procurador-geral do município e diretor do Procon, Mauro Rontani. "De acordo com a premissa de que o Procon não é apenas um órgão fiscalizador, mas, também, orientador, a Operação Dia das Mães não autuará os estabelecimentos. Os técnicos orientarão lojistas a trabalharem em consonância com as leis", completa Rontani.
Segundo o prefeito Gabriel Ferrato, operações como esta são extremamente importantes. "Lojas, principalmente de artigos femininos, serão procuradas por muita gente interessada em comprar um presente para o Dia das Mães. Essa operação do Procon tem como objetivo averiguar se os estabelecimentos trabalham de acordo com as leis municipais, estaduais e federais, para que não haja eventuais equívocos com os clientes. Para o bem-estar de todos, é essencial que a população compre conscientemente".
SERVIÇO – O Procon Piracicaba fica no térreo 2 do Centro Cívico (rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2.233, Chácara Nazareth) e atende diariamente, das 8h30 às 14h30, para abertura de processo e, das 14h30 às 16h, para orientação pessoal. Por telefone, das 8h30 às 16h30, pelo número 151.