Uma operação conjunta entre a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) e a Polícia Militar (PM) apreendeu um veículo não autorizado para transporte escolar na manhã da segunda-feira, 10/06. Durante o flagrante, as autoridades constataram que o veículo não possuía as autorizações necessárias para prestar serviços de transporte escolar, colocando em risco a segurança dos alunos.

A ação, que contou com a participação de agentes de trânsito e policiais militares, ocorreu após uma denúncia e teve como objetivo reforçar a segurança no transporte de estudantes no município. O veículo irregular foi localizado na Avenida Pasteur, na esquina com a Rua Santa Rosa, no Bairro Areão.

Van irregular apreendida durante operação entre PM e Semuttran

A apreensão do veículo faz parte de um esforço contínuo da Semuttran e da Polícia Militar para garantir que todos os prestadores de serviço de transporte escolar operem dentro da legalidade. “A segurança das nossas crianças é prioridade. Veículos e condutores precisam estar devidamente autorizados e regularizados para realizar esse tipo de serviço. Infelizmente, vínhamos recebendo há algum tempo denúncias sobre a prática irregular de transportes escolares, motivando essa ação pontual com a Polícia Militar”, afirmou a secretária da pasta, Jane Franco.

A orientação é de que os pais sempre verifiquem a legalidade dos serviços de transporte escolar antes de contratá-los. Para isso, os responsáveis pelas crianças podem consultar as informações disponíveis no site da Semuttran (https://semuttran.piracicaba.sp.gov.br/veiculos-escolares-autorizados) ou entrar em contato com a Associação dos Condutores de Escolares de Piracicaba pelo telefone (19) 99957-4204.

Reunião entre Semuttran e Polícia Militar para operação que flagrou transporte irregular

FISCALIZAÇÃO – A Semuttran realiza durante todo o ano a fiscalização em veículos do transporte escolar, e nos períodos de início e retorno do ano letivo, são intensificadas as ações com a operação Volta às Aulas. As vistorias semestrais, feitas em janeiro e julho, são realizadas para renovações ou novas autorizações de condutores para a prestação deste serviço.