Olimpíada da Melhor Idade registra grande participação dos grupos
Competição prossegue com as disputas da bocha quimbol e damas

O início da XVI Olimpíada da Melhor Idade registra uma grande participação dos grupos de terceira idade do município. A competição voltou a ser disputada em 2025, após um hiato de seis anos iniciado na pandemia, sendo uma realização da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras.
A competição de voleibol adaptado feminino 60+, por exemplo, contou com quatro equipes (Habilidosos, Luzitano, Vila Rezende e Luiz de Queiroz). Na ocasião, o Habilidosos ficou com ouro, Luzitano com a prata e Vila Rezende com o bronze. No quimbol feminino 50+, devido ao grande número de equipes, a competição foi realizada em dois dias, com encerramento hoje à noite, no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, local que recebeu a cerimônia de abertura no último dia 01/10, com a presença de 800 pessoas.

Outra modalidade em disputa, o basquete 3×3 adaptado contou com a participação de cinco equipes, divididas em duas categorias. A Associação de Basquete XV ficou com o ouro no masculino 50+ e 60+.
A competição prossegue ao longo desta semana com as disputas da bocha na quarta-feira (08/10), a partir das 13, na cancha do bairro Paulicéia, quimbol feminino 60+ no dia seguinte, às 14h, no Ginásio da Vila Rezende e damas na sexta-feira (10/10), a partir das 13h30, no Lar dos Velhinhos.
Na próxima semana acontecem as disputas voleibol adaptado masculino e feminino 70+, dominó, buraco, xadrez, tênis de campo e natação. “A participação dos grupos está superando nossa expectativa. É muito bom ver a organização dos grupos e toda a mobilização que a Olimpíada está proporcionando para esse público. Além dos atletas/jogadores, muitas pessoas estão prestigiando às competições”, declarou Renata Ganciar, professora da Secretaria de Esportes e coordenadora do evento.
Os grupos participantes são APX (Associação Piracicabana de Xadrez), Associação dos Aposentados Metalúrgicos, Associação de Basquetebol XV de Piracicaba, Clube Sindicato dos Metalúrgicos, Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), Estação Idoso, Santa Rosa, Habilidosos, Lar dos Velhinhos, Luzitano, Macroginástica, Nipo Brasileiro, Se Mexe Pira, Sesc Piracicaba, Vila Rezende e Viva Melhor/IPASP (Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba).
A competição dá uma pausa entre os dias 23 a 29 de outubro por conta da participação de Piracicaba na Final Estadual do JOMI, sendo retomada nos dias 30 e 31. Em novembro, as disputas acontecem de 3 a 7, quando será realizada a modalidade de dança de salão e, em seguida, a cerimônia de encerramento. A população pode acompanhar a competição gratuitamente.
Confira a programação completa da Olimpíada no link https://piracicaba.sp.gov.br/lp/olimp25/
