Portal do Município de Piracicaba

Olimpíada da Melhor Idade: cronograma de disputas é definido

Cerimônia de abertura já tem data marcada: dia 1º de outubro

Por CCS / Publicado em 10/09/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
A imagem mostra um grupo de pessoas jogando damas em um ambiente ao ar livre, possivelmente um parque ou clube. Há várias mesas com tabuleiros de damas dispostos, e as pessoas estão sentadas ao redor delas, concentradas no jogo. O clima parece ser de lazer e socialização. As mesas são redondas e brancas, e as cadeiras são marrons. O fundo mostra mais pessoas e árvores, sugerindo um dia ensolarado.
Modalidade de damas será realizada no dia 10 de outubro, no Lar dos Velhinhos

A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras definiu o cronograma de disputas da XVI Olimpíada Municipal da Melhor Idade. Com a participação de grupos da terceira idade do município, a competição será retomada este ano, após um hiato de seis anos, iniciado na pandemia. A cerimônia de abertura já tem data marcada: dia 1º de outubro (quarta-feira), às 15h, no Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Blatkauskas. A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras.

De acordo com a comissão organizadora, ainda no dia 1º de outubro, logo após a cerimônia de abertura, haverá a primeira rodada do voleibol adaptado 60+ feminino. No dia seguinte, tem início as disputas do quimbol, categoria 50+ feminino. A competição prossegue entre os dias 5 a 10; 13 a 17; 19 a 22; dá uma pausa entre os dias 23 a 29 de outubro por conta da participação de Piracicaba na Final Estadual do JOMI (Jogos da Melhor Idade); sendo retomada nos dias 30 e 31. Em novembro, as disputas acontecem de 3 a 7, quando será realizada a modalidade de dança de salão e, em seguida, a cerimônia de encerramento.

De acordo com a professora da Secretaria de Esportes, Renata Ganciar, para participar da Olimpíada, o interessado deve fazer parte de um grupo da melhor idade participante e ter, no mínimo, 50 anos completos ou a serem completados em 2025.

Na opinião do secretário municipal de Esportes, Roger Carneiro, o objetivo da Olimpíada é valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem-estar. “Queremos promover a congregação dos grupos com a prática do esporte e o convívio entre os participantes”.

Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (19) 3433-4588. As modalidades em disputa serão: Atletismo (corrida e arremesso de peso); Basquete Adaptado 3×3; Bocha; Buraco; Coreografia; Damas; Dança de Salão; Dominó; Malha; Natação; Quimbol; Tênis de Campo; Tênis de Mesa; Truco; Voleibol Adaptado e Xadrez.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.