Teve início na segunda-feira, 19/06, o Ciclo de Oficinas Selapir (Selo Local de Alimentos de Piracicaba), uma iniciativa da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria de Agricultura e Abastecimento), para capacitar gratuitamente agricultores e produtores de alimentos locais.
As oficinas estão divididas em três temáticas: Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, Rotulagem e Precificação, e ocorrerão todas as segundas-feiras de 19 de junho a 24 de julho, das 13h30 às 16h30, na Sema. As 30 vagas oferecidas foram preenchidas durante o período de inscrição, que foi de 17 de maio a 14 de junho.
Na primeira aula, sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, as nutricionistas da DAN (Divisão de Alimentação e Nutrição), da SME (Secretaria Municipal de Educação), Mariana Chaves e Mariana Trovó, abordaram a higiene do manipulador.
“As boas práticas permitem a produção segura e otimizada das preparações e manipulação de alimentos. Através delas é possível elaborar e executar procedimentos padronizados, minimizando perdas e intercorrências e, caso ocorram, já é possível saná-las com os planos de ação previstos. O público se demonstrou muito interessado e preocupado com os cuidados na manipulação para que o produto final seja de qualidade, tanto em questões sensoriais quanto sanitárias”, disse a nutricionista e responsável técnica da DAN, Mariana Chaves.
Para a participante Letícia Fermino, confeiteira e microempreendedora, o primeiro dia de aulas já rendeu muitos aprendizados. “Acho que esta capacitação vai ajudar no crescimento do nosso negócio, pois nos dá incentivo. Muitas vezes temos medo de empreender e sinto que este curso está nos abrindo portas para crescer e aprimorar nosso trabalho”, disse.
A produtora de alimentos artesanais veganos Sandra Maria Borelli conta que está animada com a capacitação. “Novas informações e dicas são importantes para sairmos da zona de conforto e somarmos com nosso conhecimento. Gostei muito da primeira aula e ficou claro que o curso será maravilhoso, pois as informações são passadas de um jeito muito simples por profissionais que têm muito o que ensinar. Agradeço à Sema pela oportunidade de crescimento no meu pequeno grande negócio de produção”, ressalta Sandra.
A temática de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos continua na próxima segunda-feira, 26 de junho, com a abordagem de higienização dos equipamentos e instalações, além da manipulação correta da matéria prima e as legislações sanitárias vigentes sobre o tema.
Nos dias 3 e 10 de julho, a coordenadora do curso de Tecnologia em Alimentos da Fatec Piracicaba, Erika Gutierrez, ministrará a oficina sobre rotulagem, com informações gerais sobre o tema e a nova legislação vigente, além de dados sobre a ficha técnica e tabela nutricional que devem estar presentes nos rótulos.
O gestor de Agronegócios do Sebrae Piracicaba, Renan D`Aragone, ficará a cargo da última temática, com orientações sobre a precificação do produto e fluxo de caixa, nos dias 17 e 24 de julho. O ciclo de oficinas também tem o apoio da Etec, Esalq/USP, Fatep, Sesc, Unimep e SMS (Secretaria Municipal de Saúde).
“As capacitações são um estímulo aos produtores. Nossa intenção é fomentar as pequenas iniciativas e dar condições para o aprimoramento dos negócios, aumentando a renda das famílias e gerando emprego. E aos consumidores, que terão acesso a um alimento seguro e de qualidade”, disse a nutricionista e assessora responsável pelas oficinas, Natália Gebrim Doria.
A secretária de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame, destaca que as capacitações estão sendo um dos focos da Sema em 2023 e para o segundo semestre já está previsto a realização de 27 encontros de oficinas e cursos livres para produtores de alimentos.
“Observamos a necessidade de capacitar nossos produtores para que eles se sintam mais confiantes no próprio negócio e se adequem às novas exigências do mercado e dos consumidores, por meio de cursos de qualidade e gratuitos”, ressalta a secretária.
As aulas serão ministradas por profissionais de instituições parceiras da Sema
Trinta produtores locais foram contemplados gratuitamente pela Sema