Oficina foi no Lar Betel, que contou ainda com a participação dos idosos integrantes do Projeto Com Vivência, uma iniciativa da Smads O Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp) realizou ontem, 12/07, mais uma edição da oficina ReCriando Sabores. Dessa vez, a entidade que recebeu a ação foi o Lar Betel, que contou ainda com a participação dos idosos integrantes do Projeto Com Vivência, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).

Durante a atividade, os voluntários ofereceram pão, bolo e geleias de morango e abacaxi, que são frutas da época. Os residentes do Lar Betel ainda assistiram uma apresentação musical do projeto Com Vivência e participaram de uma dinâmica sobre alimentação saudável, escrevendo depois mensagens para as gerações mais novas; os recados serão entregues na próxima oficina, a ser realizada com o Educando pelo Esporte. A presidente do Fussp, Andréa Almeida (ao meio), destacou que a oficina trabalhou solidariedade, voluntariado e a interação

“A oficina no Lar Betel foi muito especial. Além de todas as atividades focadas na alimentação saudável, trabalhamos a solidariedade, o voluntariado, a interação entre os residentes do espaço e do projeto Com Vivência, o estímulo à socialização. Uma ação muito bonita, de acolhimento. E quero, mais uma vez, convidar aqueles que têm vontade de realizar trabalho voluntário, que se cadastrem no PiraSolidária. O voluntariado é transformador”, frisou Andréa Almeida, presidente do Fussp.

O administrador geral do Lar Betel, Eduardo Mota Henriques, destacou que a atividade foi benéfica para os residentes da casa. “Realizamos, dentro do possível, ações que proponham atividades para que eles possam preencher o tempo, estimulando a autonomia e a independência. Essas atividades trazem experiências diferentes, reforçando a dignidade e fortalecendo o convívio”, disse. José Tardochi Filho, de 83 anos, reside há sete meses no Lar Betel e gostou bastante da oficina

José Tardochi Filho, de 83 anos, reside há sete meses no Lar Betel e gostou bastante da oficina. “Foi ótimo, gostei muito. E toda alimentação é saudável, então é muito bom participar”, contou.

“Foi uma experiência fantástica. É possível ver o quão importante é a atenção, dedicar um pouco do nosso tempo, que é uma coisa simples. E achei super interessante de saber que a oficina é realizada, cada vez, em um lugar diferente, porque isso permite vivenciar várias realidades e ajudar muitas pessoas”, declarou a engenheira agrônoma Fernanda Salgado, que participou pela primeira vez como voluntária.

O projeto Com Vivência atende idosos com mais de 60 anos e é realizado pela Smads em parceria com o Cesac (Centro Social de Assistência e Cultura São José) e Afascom (Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria), financiado pela ArcelorMittal e pelo Fundo Municipal do Idoso.

O objetivo da ReCriando Sabores é incentivar a alimentação saudável por meio do consumo de alimentos que vem da terra, priorizando, inclusive, opções mais acessíveis, também como forma de diminuir o custo das produções dos pratos e trazer mais nutrientes e vitaminas. Interessados em participar como voluntários nas próximas edições da oficina ou em outras ações e eventos do Fussp, devem se inscrever no site do PiraSolidária (leia abaixo).

Foi feita ainda uma dinâmica sobre alimentação saudável, com os residentes escrevendo mensagens para as gerações mais novas PIRASOLIDÁRIA – O PiraSolidária é uma plataforma autossustentável, na qual grupos e organizações da sociedade civil, ONGs, grupos coletivos e outras entidades podem se cadastrar, inserindo quais são os serviços, doações e iniciativas para as quais estão abertos a receberem ações voluntárias. Além disso, os cidadãos podem se cadastrar como voluntários, buscando trabalhos que possam realizar, além de serem encontrados pelas instituições cadastradas. O site do Pira Solidária é o https://pirasolidaria.com.br/.