Com temática junina, oficina ReCriando Sabores foi realizada com a Fundação Jaime Pereira no Centro Cívico Com temática junina, mais uma edição da oficina ReCriando Sabores foi realizada pelo Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp) no sábado, 17/06, no Centro Cívico. A entidade participante da vez foi a Funjape (Fundação Jaime Pereira).

No cardápio, a oficina ofereceu canjica, pipoca salgada e doce, bolo de milho, bolo de fubá, chocolate quente, suco natural, pão caseiro, patê de cenoura e torta fria.

“Aproveitamos o mês de junho para fazer uma oficina diferente, com temática junina. Os participantes puderam degustar comidas típicas de festa junina, que foram produzidas pensando no sabor e, principalmente, na nutrição que cada alimento oferece”, destacou Andréa Almeida, presidente do Fussp.

Tais Leite Marino, assistente social e coordenadora técnica da Funjape, salientou a relevância da nova experiência. “Fomos beneficiados de uma forma muito querida com esse grupo voluntário, que viabilizaram o acesso das famílias a alternativas alimentares. Oferecemos direcionamento nutricional na Funjape, então essa oficina veio ao encontro da proposta da fundação, que é garantir qualidade alimentar de forma acessível, que faça bem para o corpo, para o financeiro e para a alma”, disse. No cardápio, além da torta fria, oficina ofereceu canjica, pipoca salgada e doce, bolo de milho, bolo de fubá, chocolate quente, suco natural, pão caseiro e patê de cenoura

A Funjape atende 105 famílias que têm em seu núcleo pessoas em tratamento contra o câncer. Os atendimentos são feitos por uma equipe multidisciplinar, que atua com a pessoa em tratamento e os familiares.

Fabiana Ferraz Severino é uma das atendidas pela Funjape que participou da oficina. “Cheguei à Funjape após receber o diagnóstico de câncer de mama. Fiz mastectomia radical e, a partir de então, não pude mais trabalhar. Nesse período, fui apresentada à Funjape, que acolhe as famílias com todo carinho, ajuda na parte psicológica, na parte afetiva, e até com cestas básicas. E, mais uma vez, a fundação nos proporcionou esse momento, uma experiência nova, junto aos voluntários e ao Fussp. Aprendi alguns pratos que não precisam de carne, como variar cores e sabores”, contou.

O objetivo da ReCriando Sabores é incentivar a alimentação saudável por meio do consumo de alimentos que vem da terra, priorizando, inclusive, opções mais acessíveis, também como forma de diminuir o custo das produções dos pratos e trazer mais nutrientes e vitaminas. Interessados em participar como voluntários nas próximas edições da oficina ou em outras ações e eventos do Fussp, devem se inscrever no site do PiraSolidária (leia abaixo). Andréa Almeida destacou que os alimentos oferecidos durante a oficina foram produzidas pensando no sabor e, principalmente, na nutrição

PIRASOLIDÁRIA – O PiraSolidária é uma plataforma autossustentável, na qual grupos e organizações da sociedade civil, ONGs, grupos coletivos e outras entidades podem se cadastrar, inserindo quais são os serviços, doações e iniciativas para as quais estão abertos a receberem ações voluntárias. Além disso, os cidadãos podem se cadastrar como voluntários, buscando trabalhos que possam realizar, além de serem encontrados pelas instituições cadastradas. O site do Pira Solidária é o https://pirasolidaria.com.br/.