Oficina de grafite, durante ação no Jd. São Paulo

Moradores da região do Jardim São Paulo participaram no sábado, dia 24/06, da oficina Diversidade e Inclusão no Território, no Centro Comunitário do bairro. A ação que reuniu mais de 200 pessoas foi realizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jardim São Paulo, serviço da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), e contou com orientações sobre serviços, atividades culturais e coletivas.

Apresentação de capoeira com crianças e adolescentes do CCInter Itapuã

A oficina teve início com uma Acolhida aos participantes para apresentação dos serviços do Cras e rede socioassistencial. Logo após, crianças e adolescentes do Centro de Convivência Intergeracional, unidade Jardim Itapuã, fizeram apresentação da música Dias Melhores, do Jota Quest, com interpretação em libras, além de apresentação cultural e de capoeira. O Bloco Afro também marcou presença com o ritmo de samba reggae.

As crianças tiveram espaço especial durante a oficina. Enquanto algumas participaram da oficina de grafite, outras brincavam com materiais lúdicos ou participaram da vivência de karatê, realizada pelo Espaço PIPA.

Atividade de Karatê com representante do Espaço PIPA

A população recebeu orientações sobre a Equipe Volante, o programa Criança Feliz, para crianças de zero a três anos de idade, além de crianças de até seis anos que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada para Pessoas com Deficiência) e gestantes; e sobre o programa Habilitação e Reabilitação (PHR) para pessoas com deficiência e suas famílias, realizado em parceria com a Auma, PIPA, Avistar e Apaspi. Usuários do Centro de Reabilitação aproveitaram o espaço para oferecer massagem e cuidado com as mãos.

A equipe do Cadastro Único também compareceu para atualização de informações. Os participantes receberam, ainda, vacina contra a gripe, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (IST), aferição da pressão arterial e orientação sobre alimentação saudável com as equipes das Unidades de Saúde Itapuã e Tatuapé; além de orientações sobre Tarifa Social de Água, programas de habitação e sobre aprendizagem, com o Instituto Formar.

Ádila Machado Poli, coordenadora do Cras Jardim São Paulo, explicou que a oficina tem o objetivo de promover a comunicação comunitária, mobilização social e protagonismo da comunidade. “Durante o evento, temos a chance de compartilhar vivências e informações sobre deficiência, diversidade e inclusão, fortalecendo assim, o estímulo à construção e fortalecimento das redes de apoio no território”, disse.

O evento contou com o apoio do Lions Clube Piracicaba Independência e Centro de Cultura Afro – Brasileira Q.D.A Zona Oeste.