Oficina de vivência coral acontece amanhã, 07/05, no Sesc Piracicaba
Atividade gratuita faz parte da programação do 10º Enacopi (Encontro Nacional de Corais de Piracicaba), que será realizado este ano de 25/05 a 28/05
Para quem tem curiosidade e vontade de conhecer mais sobre tudo o que envolve o canto coral, o Sesc Piracicaba recebe neste sábado, 07/05, às 14h30, oficina gratuita voltada a esse universo. Trata-se da Vivência Coral, que será ministrada pela regente Márcia Graner. A atividade integra a programação do 10º Enacopi (Encontro Nacional de Corais de Piracicaba), evento realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), e que tem o Sesc como parceiro desde a primeira edição. Este ano, o Enacopi acontecerá nos dias 25, 26, 27 e 28 de maio.
“É um momento aberto a qualquer pessoa que queira viver a experiência de cantar em grupo, e que proporciona, ainda, aprendizados enriquecedores sobre a arte do canto em coro”, destacou a secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese.
A atividade abordará exercícios de técnica vocal, de aquecimento, alongamento, exercícios respiratórios, rítmicos e corporais, além do canto em conjunto em vozes por meio de cânone ou similar.
“Essa ação tem como objetivo que as pessoas conheçam e experimentem atividades rotineiras de um coral, como técnicas vocais e corporais. Elas irão vivenciar, ainda, a alegria dessa modalidade de canto, que pode envolver em seu repertório, além de música erudita, MPB, samba, pagode…”, ressaltou a curadora do evento, Malu Canto.
Para quem não puder comparecer nesta edição da Vivência Coral, haverá também uma segunda oportunidade, que será minstrada pelo regente Rodrigo Bombach, no dia 21/05, às 14h30, também no Sesc Piracicaba.
Márcia Graner – Bacharel em música pela FMU – SP, estudou regência na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e é formada em pedagogia musical no curso técnico da Escola Artes e Melodias, onde também foi professora de regência de coro infantil. Residiu nos Estados Unidos, onde frequentou durante um ano os ensaios do Houston Boy Choir e participou da convenção da Associação dos Educadores Musicais de Missouri. Foi aluna também de diversos cursos internacionais de regência coral. Ministrou palestras sobre educação musical no Sesc e nos cursos de pedagogia e música da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). Regeu diversos coros, dentre eles: Coro da Estação do Idoso, Coro da Prefeitura de São Pedro, Coro Infantil do Colégio Seletivo, Coro Infantil do Colégio Liceu e Coro do Sesc. Atualmente, é cantora do grupo vocal Ligaleve, diretora musical e cantora do grupo vocal Dedo de Moça e proprietária da Escola Coral, onde dirige cursos e eventos musicais.
Rodrigo Alan de Carvalho Bombach – Formado em negócios internacionais, iniciou seu contato com a música aos 7 anos, solando Ave Maria de Gounod. Em 1999 iniciou seus estudos na Escola de Música de Piracicaba, onde aprendeu conceitos de harmonia e regência. Participou de vários corais, foi solista em diversas óperas e musicais no Brasil e no exterior, e em 2005 tornou-se regente de hinos congregacionais na Catedral Metodista de Piracicaba. Foi também um dos fundadores da Associação Filarmônica de Piracicaba, presidente do Movimento Jovem de Piracicaba e um dos diretores da Creche Marshlea Dawsey, onde leciona musicalização infantil. Desde 2015 é regente do Coro Vox Cenaculi.
SERVIÇO – Oficina de vivência coral, ministrada pela regente Márcia Graner. Amanhã, 07/05, às 14h30, no Sesc Piracicaba. Dia 21/05, às 14h30, também no Sesc Piracicaba, a oficina de vivência coral será ministrada pelo regente Rodrigo Bombach.
