De terça (28), à sexta-feira (31), será realizado no Salão Nobre da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep), a primeira oficina Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional em Piracicaba, do programa URB-AL. A oficina que será realizada das 8h às 17h30, tem como objetivo promover a integração e a troca de experiências entre os municípios sócios na proposta, além de sensibilizar sobre a importância de a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), o projeto é uma interligação com a América Latina, que tem como parceiros no Brasil, além de Piracicaba, os municípios de Campinas, Rio Claro e São Bernardo do Campo; do Chile, San Joaquin; do Peru, Chorrilos; da Itália, Pigna e Mendatica; e de Portugal, Arraiolos e Borba.

Financiado pela Comissão Européia, a URB-AL é um programa horizontal de cooperação descentralizado de intercâmbio entre cidades da União Européia e da América Latina, o qual Piracicaba participa através da Rede 10, que consiste na melhoria da qualidade das políticas públicas locais de combate à pobreza urbana, nas cidades da América Latina e Europa.

Com a primeira fase constituída em 1995, o programa foi solicitado pela Semdes, junto à comunidade Européia, através do Escritório de Relações Internacionais, sediado na Prefeitura de São Paulo.