Portal do Município de Piracicaba

Oferta de vagas para consultas aumentou 623,2% em 2025

Levantamento da Secretaria de Saúde mostra que na Atenção Especializada, número de vagas passou de 44.737 entre janeiro e dezembro de 2024 para 323.551 no mesmo período de 2025

Por CCS / Publicado em 28/11/2025
Tempo de leitura: 6 minutos.
A imagem mostra uma consulta odontológica em um consultório. Uma dentista, vestindo máscara, touca e jaleco descartável, examina a boca de uma paciente idosa. A paciente está sentada em uma cadeira odontológica reclinada. O ambiente é limpo e organizado, com equipamentos médicos visíveis ao fundo, como armários azuis, uma bandeja com materiais e um aparelho odontológico. A iluminação é clara, típica de um ambiente clínico. A dentista usa luvas e parece estar utilizando um instrumento para examinar os dentes da paciente.
Com espera que chegou a 6 anos, próteses dentárias atenderam 3.500 pacientes este ano

A Secretaria Municipal de Saúde registrou em 2025 um dos maiores avanços dos últimos anos na ampliação de atendimentos, com crescimento expressivo na oferta de vagas em todas as áreas e redução histórica das filas. Na Atenção Especializada, o aumento foi de 623,2%, passando de 44.737 vagas em 2024 para 323.551 em 2025. Na Atenção de Média e Alta Complexidade, o crescimento chegou a 41%, saltando de 17.685 para 24.900 vagas, enquanto a Atenção Primária ampliou sua capacidade em 12%. Os dados consideram as agendas disponíveis entre janeio e dezembro dos dois anos.

A imagem mostra uma profissional de saúde, vestida com um jaleco branco e usando um oftalmoscópio de cabeça, examinando o olho de uma paciente. A paciente, que está sentada, usa uma camisa xadrez rosa e tem a mão levantada para auxiliar no exame. Ao fundo, várias outras pessoas estão sentadas em cadeiras, aguardando atendimento em uma sala de espera que parece ser de uma clínica ou hospital, com sinalizações e móveis típicos desse ambiente. A iluminação sugere um ambiente interno, possivelmente durante o dia.
Atendimentos oftalmológicos estavam há bastante represados; mutirões garantiram 23 mil atendimentos em 2025

Esse avanço é resultado direto do reforço de credibilidade e da ampliação de investimentos na rede municipal. Em comparação com 2024, Piracicaba recebeu 110% a mais em recursos estaduais e 16% a mais em recursos federais, o que permitiu fortalecer equipes, reorganizar fluxos, ampliar parcerias e garantir maior resolutividade no atendimento ao cidadão.

Com esses investimentos, consultas essenciais passaram a ser ofertadas de forma mais ampla e acessível. Todas as 20 Unidades Básicas de Saúde agora contam com atendimento em pediatria e ginecologia, ampliando a capacidade de acompanhamento permanente das famílias.

Além disso, o município conseguiu eliminar filas históricas, como nas consultas de Fisiatria (fila superior a 5 anos), Vascular (3 anos), Infectologia (1 ano) e exames: Endoscopia (3 anos), Colonoscopia (2 anos), Holter (4 anos), MAPA (1 ano), Ultrassonografia (3 anos), Mamografia (4 anos), Glaucoma (2 anos). A fila de espera por aparelhos auditivos, que em alguns casos chegou a 6 anos, foi zerada. Na Oftalmologia, a redução na espera foi de 90%. Entre janeiro e setembro foram realizados 82 mutirões que garantiram aproximadamente 23 mil atendimentos entre consultas, exames e cirurgias.

Outra fila com longa espera – 6 anos em algun casos – era a de próteses dentárias. Após mutirões e reestruturação dos atendimentos, mais de 3.500 próteses dentárias já foram entregues e a expectativa é zerar a fila até junho de 2026.

Ao todo, serão ofertadas até o final do ano 323.551 consultas com especialistas, um crescimento de 623,2% em relação ao ano anterior. O município também avançou em autonomia e agilidade diagnóstica, passando a realizar em Piracicaba o exame Bera, anstes realizado em Pirassununga. Esse teste avalia a audição e é realizado mais frequentemente em crianças e bebês, principalmente quando há risco de perda auditiva. A mudança reduz deslocamentos e acelera o início do tratamento quando necessário.

Para o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, dr. Sergio Pacheco, esses resultados representam a consolidação de um novo padrão de atendimento. “Piracicaba vive um momento histórico na saúde pública. Colocamos o cidadão no centro das decisões, reorganizamos a rede, ampliamos recursos e mostramos que, com gestão e compromisso, é possível zerar filas que duraram anos. Nosso objetivo é manter este ritmo e garantir que a saúde realmente não espere”, afirmou.

A imagem mostra quatro pessoas em um ambiente que parece ser uma clínica odontológica. Duas pessoas estão em primeiro plano, um homem vestindo uma camisa rosa e jeans, e uma mulher com uma blusa preta e branca e calças estampadas, ambos conversando. Atrás deles, à esquerda, um homem com camisa azul clara e óculos está de costas para a câmera, olhando para a direita. À direita, uma mulher vestindo uma blusa azul e calças pretas está de frente para a câmera, mas olhando para a esquerda, para as outras pessoas. No fundo, há portas, um balcão de recepção com alguns papéis e um cartaz com o título "BRASIL SORRIDENTE". Há também uma placa na parede com o texto "CENTRO DE ESPECIALIDADE ODONTOLÓGICA (CEO)". O ambiente parece limpo e organizado, típico de uma instituição de saúde. A iluminação é clara, sugerindo um ambiente interno bem iluminado.
O vice-prefeito Sergio Pacheco, o prefeito Helinho Zanatta, a paciente Odila Bissolli e a secretária executiva Daniela Andrade em um dia de entrega de próteses dentárias

O conjunto dessas ações reforça o compromisso da administração em oferecer um sistema de saúde mais eficiente, resolutivo e acessível, garantindo que cada morador de Piracicaba tenha atendimento rápido, digno e de qualidade.

“Esses resultados mostram que Piracicaba está no caminho certo ao investir na organização da rede, na ampliação de equipes e na eficiência dos fluxos de atendimento, além de refletirem a desassistência em que o município se encontrava no início da gestão. Quando reduzimos tempos de espera que duraram anos, garantimos mais do que números: devolvemos dignidade e segurança aos pacientes. Nosso trabalho segue firme para que essa evolução seja contínua e para que a população tenha acesso cada vez mais rápido e qualificado aos serviços de saúde”, aponta a secretária-executiva de Atenção Primária e Secundária, Daniela Andrade.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.