As atividades são ministradas em quatro núcleos mantidos pela Selam

Aula de Ginástica Cerebral desenvolvida na Estação do Idoso, na Paulista

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), oferece mais uma atividade gratuita para a população que quer se manter em forma. Desta vez, no entanto, os exercícios têm como alvo o cérebro, que é treinado por meio das aulas do programa Ginástica Cerebral, desenvolvido com o público da terceira idade na Estação da Paulista, Lar dos Velhinhos, Sala do Clarear e na sede do Sest/Senat.

A professora da Selam Rita Cássia de Souza Fenalti fez vários cursos de especialização e capacitou-se para atender o programa que já está em funcionamento há 12 anos. Ela é a responsável pelas aulas da Ginástica Cerebral e explica que o objetivo do programa é trabalhar as potencialidades do cérebro, que são a criatividade, a atenção, o foco e a lógica.

Ela explica que durante as aulas são desenvolvidos jogos e brincadeiras para ajudar as capacidades da memória recente, da memória retrógrada e da semântica, tudo isso sem deixar de lado as questões psicológicas e da autoestima, que são incentivadas através dos encontros e das atividades interativas.

Os benefícios oferecidos pelas aulas da Ginástica Cerebral são relatados por alguns dos frequentadores, que há vários anos acompanham as atividades oferecidas pela Prefeitura.

Para João Baptista Rodrigues Filho, de 77 anos, os resultados são fantásticos. “Eu e minha mulher praticamos as atividades em casa, e isso nos ajuda a prestar mais atenção nas coisas simples do dia a dia.”

Vera Lúcia Barion Moura, de 70 anos, acompanha as aulas da Ginástica Cerebral há dois anos na Estação da Paulista, onde aprendeu a importância de treinar a memória para visualizar as simples ações do cotidiano. “A concentração e o foco são fundamentais nesse processo de aprendizagem.”

Alegria em dividir a experiência do aprendizado com os amigos

Célia Maria Pincelli, de 71 anos, sabe muito bem como definir os benefícios obtidos através da Ginástica Cerebral: “As aulas nos ajudam a manter a luz da memória acesa.”

“É preciso encarar o fato de que a idade chegou, mas aqui encontramos mecanismos para viver com qualidade e leveza. É um espaço de aprendizado onde a gente percebe a própria evolução e ainda acompanha os benefícios que aulas proporcionam aos nossos amigos. É uma delícia!”

CONTINUIDADE – A Ginástica Cerebral vai além das aulas oferecidas nos quatro núcleos mantidos pela Prefeitura de Piracicaba. O projeto também é desenvolvido por meio de atividades paralelas como o Cine Debate, que acontece em parceria com a APM (Associação Paulista de Medicina), sob a coordenação da psiquiatra Ana Lúcia Stipp Paterniani, que faz a intermediação de discussões em torno de filme com temáticas relacionadas ao envelhecimento ou temas que proporcionem boas conversas.

E para completar, o Show de Talentos, realizado no mês de novembro, também permite que as pessoas possam desenvolver o intelecto através de apresentações artísticas, como a música, o teatro e diversas outras atividades culturais.

Turma reunida para o início das aulas da Ginástica Cerebral

HORÁRIOS – Lar dos Velhinhos, segundas-feiras; Sala do Clarear, terças-feiras; Estação do Idoso, quartas-feiras, sempre das 14h às 15h15 e das 15h30 às 16h45. No Sest/Senat, quintas-feiras, das 14h às 16h.

SERVIÇO – Estação do Idoso José Nassif, rua Dr. João Conceição, 659, Paulista; Sala do Clarear, rua Silva Jardim, 853; Lar dos Velhinhos, avenida Torquato da Silva Leitão, 615, São Dimas e Sest/Senat, rua Rossini Pinto, 200, Parque Prezotto. Mais informações: (19) 3422.0233.