A Guarda Civil de Piracicaba registrou, em fevereiro, 1.173 ocorrências, sendo a maioria de caráter assistencial (76%) e o restante, policial (24%). São classificadas como ocorrências de caráter assistencial o atendimento ao público propriamente dito e o auxílio generalizado, como por exemplo, às ambulâncias da Secretaria de Saúde.

O apoio de 10 motocicletas, adquiridas no ano passado e utilizadas desde janeiro, é apontado pelo comandante da GM, Silas Romualdo, como fator positivo ao reforço no atendimento às ocorrências, que cresceram de 1086 em janeiro, para 1.173 em fevereiro.

As 10 motos estão atuando na Ronda Escolar (2), Patrulhamento Noturno (3) e Áreas Comerciais (5). Segundo Romualdo, esse suporte ampliou os registros de flagrantes, especialmente nos corredores comerciais. “Foram 21 flagrantes e 24 veículos localizados”, detalha o comandante, “números expressivos, que comprovam a eficiência dos serviços e o trabalho em conjunto dos GMs em viaturas, motocicletas e bicicletas”, completa.

Outra estatística comemorada pelo comandante da GM é o atendimento à zona rural: “registramos em fevereiro o atendimento a 24 ocorrências na zona rural, num perímetro de 2.700 quilômetros. Por se tratar de uma região atípica, esse número é bastante satisfatório”. Silas Romualdo comenta que, no mês de fevereiro, a GM totalizou 109.839 quilômetros rodados, o que corresponde a uma média diária de 3,5 quilômetros.

Entre as ocorrências policiais de fevereiro, a GM registrou flagrantes por tráfico de entorpecente, furto, homicídio tentado, estelionato, porte ilegal de arma e roubo. Já o Pelotão Ambiental, que atende 34 escolas no município, especialmente nos horários de entrada, intervalos e saídas, registrou 23 ocorrências policiais em fevereiro – quatro a mais que em janeiro.