Cerimônia realizada ontem, 9/06, reuniu amigos, familiares e autoridades

Em meio à saudade, emoção e palavras em tom de nostalgia, a cerimonia de denominação do Observatório Astronômico de Piracicaba, realizada ontem, 9/06, reuniu o prefeito Gabriel Ferrato, autoridades, amigos e familiares do homenageado Elias Salum, que a partir de agora terá seu nome eternizado no Observatório.

Elias Salum participou da construção do OAP, finalizada em 1991. Nesta época, era presidente da AAAP (Associação dos Amadores de Astronomia de Piracicaba), que reivindicou a construção do espaço. O OAP é o quarto observatório municipal criado no país.

Além da AAAP, atuaram como parceiros a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e a Prefeitura de Piracicaba. No dia 17 de agosto de 2002 foi inaugurado um novo prédio, que recebeu o nome de Pavilhão de Observações Rubens de Azevedo.

O coordenador do Observatório Astronômico de Piracicaba, Nelson Travnik, em sua fala, parabenizou as autoridades por mais este reconhecimento dado a Elias Salum e lembrou que “Salum não foi apenas o fundador deste Observatório, mas meu irmão de fé e ciência. Por causa dele, este espaço é uma referência para nossa região”.

Foto: Adilson

1

Ferrato lembrou das várias contribuições de Salum para Piracicaba, das homenagens que recebeu em vida, do carinho e respeito que sempre teve por ele. “Ele foi um grande homem e lutou junto com o Nelon Travnik para que este espaço fosse instalado na nossa cidade. Me sinto lisonjeado por estar como prefeito neste momento”.

ESTRUTURA – O OAP é aberto ao público aos sábados, das 19h às 22h, com visitação gratuita também para grupos. A ideia deste órgão é levar conhecimento da astronomia e ciência espacial a estudantes e turistas por meio de sessões de observação, palestras, cursos e seminários.

"Além de enriquecer as noções de astronomia presentes no currículo escolar, queremos transformar o observatório em um polo de atração turística. Demonstrar como é frágil nosso planeta visto do espaço e o que precisa ser feito urgentemente para diminuir a agressão ao meio ambiente e a emissão dos gases que provocam o efeito estufa", relata Nelson Travnik.

2

3

5