Depois de feita a escavação para fixação dos pilares de sustentação e apoio da ponte, foi iniciada a colocação das vias longarinas –sustentações que ligam a ponte de um lado a outro sobre o rio Piracicaba.
Segundo o engenheiro da Secretaria de Obras, Ricardo Schiavuzzo, a colocação destas vias será feita em etapas, colocando primeiro as laterais e depois a central.
Na próxima fase da obra, após a fixação das longarinas, é a vez da montagem do tabuleiro – local onde será feito o asfaltamento e calçamento para pedestres. Schiavuzzo informou ainda que as obras estão dentro do cronograma da Semob. A empresa que executa as obras é a Berna Empreendimentos e Construções Ltda.
O valor da obra da nova ponte é de R$ 2,39 milhões e a infra-estrutura viária R$ 520 mil. Estima-se que após a conclusão passem pela ponte aproximadamente 35 mil veículos por dia.
Para a execução da obra da ponte, que medirá 140 metros lineares de comprimento e 10 de largura e estão sendo utilizados 25 toneladas de aço para armadura, 135 toneladas de aço para a armadura, forma plana para 4 mil metros quadrados de concreto e 1.200 metros cúbicos de concreto.