O Governo Municipal dá andamento às obras de corredores preferenciais de ônibus na cidade. Os serviços são realizados em quatros regiões: Vila Sônia, Vila Rezende, São Jorge e Piracicamirim.
No corredor Vila Sônia, a drenagem na avenida Corcovado foi 90% concluída e, após essa etapa, serão iniciadas as remodelações viárias no entorno do Terminal Vila Sônia.
O corredor Vila Rezende tem obras na avenida Rui Barbosa, com fresagem e recape da via. A avenida Dona Francisca recebe arremates de asfalto e execução de calçadas. Na avenida Armando de Salles Oliveira foram iniciadas as escavações das paradas de ônibus. Na avenida Juscelino Kubitschek são feitos serviços de nivelamento de poço de visita.
Obras na avenida Rui Barbosa, corredor da Vila Rezende
No trecho São Jorge, as obras são realizadas na rua Dona Anésia, com recape, e na avenida Madre Maria Teodora, fresagem de asfalto. Neste corredor, será executada uma ponte ligando a avenida Antônio Mendes de Barros Filho e a rua Dona Anésia. As vigas são confeccionadas fora do canteiro de obras, por motivos de espaço, e após o processo de cura, serão transferidas para o local.
No corredor Piracicamirim, a avenida Alberto Vollet Sachs tem finalização da concretagem das paradas de ônibus e nivelamento de poço de visitas e arremates finais. Na avenida Piracicamirim e Travessa da Saudade são realizados os arremates de calçada. Nas ruas XV de Novembro e Moraes Barros são feitos serviços de fresagem e aplicação de binder, primeira camada de asfalto.
Recape na avenida Madre Maria Teodoro, obra do corredor do São Jorge
A OBRA – O projeto de modernização e instalação de corredores consiste em destinar uma faixa preferencial para os coletivos em uma extensão total de 31,7 km em algumas das principais avenidas. As obras podem reduzir em até 20% o tempo de viagem dos passageiros.
As obras incluem recapeamento em toda a via, com fresagem (raspagem) de camadas de asfalto do pavimento atual, além de melhorias nos coletores de água pluvial; pavimento rígido (concreto) em todos os pontos de parada; instalação de novos abrigos, mais modernos e mais confortáveis, além de lixeiras e piso podotátil; elevação da calçada em alguns pontos de parada, possibilitando melhor mobilidade aos usuários no momento do embarque. Nova sinalização de trânsito, tanto vertical como horizontal e nova sinalização semafórica, com nova programação.
A execução dos corredores de ônibus tem recursos obtidos por meio de financiamento do programa Mobilidade Médias Cidades, da Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 52,6 milhões, e R$ 2,8 milhões de contrapartida do município. Além dos corredores, o pacote contempla a modernização dos terminais Central, Piracicamirim, Paulicéia, Vila Sônia, Cecap/Eldorado e São Jorge.
PRAZOS – Por se tratar de corredores diferentes, as obras foram divididas em contratações. O corredor Vila Rezende tem término previsto para janeiro de 2017. No corredor Piracicamirim, a data prevista é setembro de 2016 e o corredor Jaraguá – São Jorge – para fevereiro de 2017. As obras do corredor Pauliceia e a melhoria no Terminal Vila Sônia estão em fase de contratação. A Prefeitura ainda licitará as obras de modernização do Terminal Piracicamirim e corredor avenida São Paulo e trecho da avenida Armando de Salles Oliveira (entre D. Pedro I e Independência).