Obras dos corredores de ônibus avançam na José Micheletti
As obras dos corredores de ônibus avançam na avenida José Micheletti. Os serviços contratados pela Prefeitura de Piracicaba estão próximos ao Terminal Rodoviário Intermunicipal (TRI). Entre as ruas Floriano Peixoto e Riachuelo os trabalhos consistem na aplicação da base do novo pavimento asfáltico. O trânsito se mantém com duas faixas interditadas e a atenção dos motoristas se faz necessária à sinalização e à movimentação de máquinas no local.
Nos trechos anteriores, entre avenida Independência até a rua Floriano Peixoto, as faixas estão liberadas para o trânsito, assim como a parada de ônibus em concreto. A via integra o corredor de ônibus Pauliceia, que compreende as avenidas José Micheletti e Armando de Salles Oliveira, além da rua Benjamin Constant. A avenida José Micheletti receberá melhorias até a rua XV de Novembro, com extensão de 950 metros. O trecho seguinte fica na avenida Armando de Salles Oliveira, entre a rua XV de Novembro até a rua Rangel Pestana, e entre a rua Floriano Peixoto até a avenida Independência, com extensão de 900 metros. O terceiro compreende a rua Dom Pedro I entre a avenida Armando de Salles Oliveira e avenida José Micheletti, com 120 metros, e o quarto, a rua Benjamin Constant entre a avenida Independência até a avenida São Paulo, este com 650 metros. Além da sinalização das vias para mostrar que se tratam de corredores preferenciais de ônibus, outras melhorias nessas vias são a reconstrução total ou parcial do pavimento asfáltico. O investimento é de R$ 1,8 milhão, com prazo de execução de 180 dias. A empresa responsável é a Pontuali Construtora e Engenharia. MOBILIDADE – O corredor Pauliceia tem 8,1 km no total, divididos em três trechos: avenida 31 de Março, avenida São Paulo e avenida José Micheletti/rua Benjamin Constant. Na avenida 31 de Março, as obras já foram concluídas, com drenagem de águas pluviais e recuperação do pavimento nos dois sentidos da avenida, além de calçadas, ações de acessibilidade e sinalização em diversos pontos. Para execução dos corredores de ônibus são utilizados recursos obtidos por meio de financiamento do programa Mobilidade Médias Cidades, da Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 52,6 milhões, e R$ 2,8 milhões de contrapartida do município. Além do corredor Pauliceia, Vila Rezende, Piracicamirim e São Jorge, o pacote contempla a modernização dos terminais Vila Sônia (em fase final) e Cecap/Eldorado. RAIO-X DA OBRA
Pavimento Rígido: 595 m² Reconstrução de pavimento asfáltico: 14.860 m² Fresagem: 5.032 m² Recapeamento asfáltico: 5.032 m² Guia: 315 metros Sarjeta: 591 metros Calçamento em concreto: 809 m² Boca-de-Lobo: 35 unidades Dreno: 290 metros Rampa de acessibilidade: 111 unidades Piso tátil (direcional e alerta): 340 metros Tubo PVC D= 400 mm para drenagem: 160 metros
