O Governo Municipal dá andamento às obras de modernização e instalação de corredores de ônibus na cidade. O projeto consiste em destinar uma faixa preferencial para os coletivos em uma extensão total de 31,7 km em algumas das principais avenidas. As obras podem reduzir em até 20% o tempo de viagem dos passageiros.
Corredor na avenida Alberto Vollet Sachs já ganhou sinalização especial
O corredor da avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira – corredor Vila Rezende – já teve o pavimento concluído. Agora, são realizadas as baias de ônibus, reforçadas e em concreto, e calçadas. Na avenida Dona Francisca são executadas três baias de ônibus e está sendo concluído o fechamento das baias com recuo, para a formação do corredor. Além destes, são realizados serviços de calçadas e drenagem em outro ponto da avenida.
Já na avenida Piracicamirim, as equipes realizam remodelações de acesso e travessia no canteiro central, baias de ônibus e, na próxima semana, o pavimento deve ser concluído. Na avenida Alberto Vollet Sachs, o recapeamento está em fase de finalização e a sinalização especial já foi feita em uma das faixas.
O corredor da Vila Rezende terá, no total, 8,6 km de extensão; o do Piracicamirim, incluindo avenida Professor Alberto Vollet Sachs, 7,6 km; o corredor Paulista – Jaraguá – São Jorge, 5,2 km; o Paulicéia/31 de Março, 4,9 km e o corredor Paulicéia/ SãoPaulo/Fernando Lopes, 5,5 km de extensão, considerando os dois sentidos das vias em todos os trechos.
MELHORIAS GERAIS – As obras dos corredores de ônibus incluem recapeamento em toda a via, com fresagem (raspagem) de camadas de asfalto do pavimento atual, além de melhorias nos coletores de água pluvial; pavimento rígido (concreto) em todos os pontos de parada; instalação de novos abrigos, mais modernos e mais confortáveis, além de lixeiras e piso podotátil; elevação da calçada nos pontos de parada, possibilitando melhor mobilidade aos usuários no momento do embarque. Nova sinalização de trânsito, tanto vertical como horizontal e nova sinalização semafórica, com nova programação.
A execução dos corredores de ônibus tem recursos obtidos por meio de financiamento do programa Mobilidade Médias Cidades, da Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 52,6 milhões, e R$ 2,8 milhões de contrapartida do município.
Além dos corredores, o pacote contempla a modernização dos terminais Central, Piracicamirim, Paulicéia, Vila Sônia, Cecap/Eldorado e São Jorge.
PRAZOS – Por se tratar de corredores diferentes, as obras foram divididas em contratações. O corredor Vila Rezende tem término previsto para janeiro de 2017. No corredor Piracicamirim, a data prevista é setembro de 2016 e o corredor Jaraguá – São Jorge – para fevereiro de 2017. As obras do corredor Pauliceia e a melhoria no Terminal Vila Sônia estão em fase de contratação. A Prefeitura ainda licitará as obras de modernização do Terminal Piracicamirim e corredor avenida São Paulo e trecho da avenida Armando de Salles Oliveira (entre D. Pedro I e Independência).