Obras do Engenho prosseguem de acordo com cronograma
As obras do futuro Teatro do Engenho prosseguem no ritmo normal, “apesar das chuvas do início do ano e da necessidade de reforço na viga metálica (V 1000) instalada na fachada posterior, com 12m de comprimento por 1 de altura, as obras prosseguem conforme o cronograma” – disse a Secretária Municipal da Ação Cultural, Rosângela Rizzolo Camolese.
Segundo a Secretária, em janeiro foram concluídas as obras da plataforma superior. Entre janeiro e fevereiro, ocorreu a conclusão da parte estrutural – concretagem de lajes do 2º pavimento (futuras áreas técnicas) e da cabine de controle localizada acima da plateia superior, além do início dos serviços de acabamento nos sanitários (hidráulica e pisos) e instalação da escada externa.
Em março – a PROENG iniciou os serviços de pintura interna (pilares e paredes) e ainda, os serviços de fechamento das portas e janelas, incluindo portas corta-fogo, além dos serviços elétricos e hidráulicos, revestimento do piso e paredes dos sanitários, copa e cozinha, término da caixa do elevador para montagem do equipamento e preparação dos ambientes para instalação do equipamento de ar condicionado. Também foram inciados os serviços da parte elétrica – instalação de eletro calhas e quadros de energia e da tubulação aparente e embutida, além do tratamento no concreto – entrada do foiyer; retirada de terra onde será a plateia térrea; vigas do palco; reforço da estrutura dos pilares já existentes (jaquetas).
Em abril, a PROENG realizou os serviços iniciais da área cenotécnica, revisão final do telhado e preparação das paredes acústicas em gesso cartonado. Paralelamente tiveram início os trabalhos de montagem do sistema de ar condicionado. Ainda faltam os serviços de instalação de 3 escadas metálicas internas que dão acesso às áreas técnicas. A sala do gerador encontra-se em fase de conclusão, aguardando agora a montagem do equipamento.
Na última semana de abril – a PROENG executará os serviços do concreto da plateia térrea; ar condicionado – parte do equipamento está instalado (dutos) falta ligar com energia elétrica. Da parte superior – fechando com divisórias (com gesso) no restaurante. A parte de baixo está bem adiantada no acabamento; 3 batentes – o restante está instalado; passarela (metálica) acima do palco.
Paralelamente aos serviços de alvenaria, estão em andamento os entendimentos com a equipe de Edmar de Almeida, que cuida da parte da tapeçaria acústica, especialista em trabalhar com salas de teatro famosas. Aparecido Neves Dias, supervisor da obra, disse que em maio a PROENG terminará os serviços da cobertura do palco, cobertura da escada externa, parte da concretagem (bilheteria) e serviços de acabamento; “entre maio e julho priorizarmos os serviços da parte da cenotecnia” – ressalta Neves Dias.
