Prosseguem “a todo vapor” as obras para instalação do piso flutuante de madeira no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas. Iniciada na última segunda-feira (24) a reforma está sendo executada pela Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio de uma parceria entre Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) e Semob (Secretaria Municipal de Obras).

Nesse momento já está sendo instalado o piso de tablado sobre os barrotes de madeira e os amortecedores de borracha que servirão de estrutura para o assoalho. O trabalho já foi realizado em metade da quadra. Posteriomente, ocorre o trabalho de finalização com a lixação e, posteriormente, a pintura.

Inaugurado em 1955 e principal casa do esporte olímpico de quadra em Piracicaba, o Ginásio Municipal vem nos últimos anos recebendo diversas melhorias como a instalação de cadeiras para o público e a revisão completa de toda estrutura de madeira do local.

O contrato com a empresa Coxport Engenheria e Comércio Ltda (empresa especializada em pisos), vencedora do processo de licitação e que realiza o trabalho, foi assinado no dia 17/10. O investimento da Prefeitura será de R$ 138 mil.

“Investimos forte no esporte nestes quatro anos, tanto no incentivo aos atletas quanto em infraestrutura, que garantem um melhor desempenho desses atletas e o conforto do público que vai para prestigiá-los. Exemplo disso foi a instalação de novas cadeiras com assento e encosto no Ginásio para o público, além de assentos para os atletas e membros das equipes e também para pessoas com deficiência, entre outras ações”, destacou Ferrato.

De acordo com o secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, João Francisco Rodrigues de Godoy, o Johnny, o piso denominado "piso flutuante" é o mesmo utilizado atualmente nos principais ginásios poliesportivos do país e, por meio de um sistema combinado de madeiras e amortecedores de borracha, o mesmo proporciona uma flexibilidade e amortecimento de todo impacto no piso, evitando assim principalmente lesões e desgastes das articulações dos atletas (especialmente tornozelos e joelhos), dando mais segurança e confiança aos atletas nas execuções das técnicas e fundamentos de cada modalidade. "Dessa forma, proporciona uma condição melhor para que cada um demonstre suas habilidades esportivas e motoras. Isso proporciona um espetáculo de melhor qualidade e estética ao público que acompanha o esporte. Gostaríamos de agraceder ao prefeito Gabriel Ferrato pela sua sensibilidade ao entender a importância desse investimento para o esporte piracicabano, que há anos sonha com esse piso no local", disse.

Em dezembro de 2015, foram entregues várias melhorias no local como a instalação de 1.839 cadeiras, sendo 1.533 cadeiras monobloco com assento e encosto, numeradas e fixadas nas arquibancadas e 244 cadeiras numeradas rebatíveis para área reservada, além de assentos para os atletas, coordenadores, pessoas com mobilidade reduzida e acompanhantes dos cadeirantes, os quais agora tem espaço reservado para assistirem os jogos e eventos de maneira confortável e segura. Foram executadas também melhorias para acessibilidade, pintura das fachadas, paredes internas, revisão de toda estrutura de madeira e da cobertura do ginásio e pintura dos espelhos dos degraus das arquibancadas. Foi feita também toda sinalização de estacionamento na parte externa do ginásio pela Semuttran.