Portal do Município de Piracicaba

Obras de recuperação do prédio da antiga escola do bairro Pau D’Alho estão em andamento

Por Comunicação Social / Publicado em 20/09/2018
Tempo de leitura: 3 minutos.

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), continua com as obras de reforma da antiga escola do bairro rural de Pau D´Alho, denominada Escola Estadual José Piacentini, localizada na Rodovia Estadual Samuel de Castro Neves (SP-147), em frente a igreja do bairro, distante cerca de 20 quilômetros da cidade. A obra foi possível após a Prefeitura conseguir o termo de posse. A solicitação para a execução da obra junto ao Poder Executivo foi feita pelo vereador Gilmar Rotta, após reuniões com os moradores daquele bairro. A recuperação está sendo executada por mão de obra própria da Sema. O prédio da escola e o seu entorno serão recuperados e o espaço será transformado em centro social para que a comunidade realize diversas atividades culturais e de lazer. Residem no Pau D´Alho e adjacências aproximadamente 200 famílias.

Pista de caminhada ficará pronta na próxima semana

A limpeza externa, assim como a concretagem do piso interno e a derrubada de paredes para aumentar uma sala para ser utilizada para aulas de dança, já foram executadas. A construção de uma pista de caminhada – de 180 metros de comprimento e dois de largura – ao redor do prédio, será concluída na próxima semana. A última etapa é a pintura do prédio – que será executada em sistema de mutirão, com a ajuda dos moradores – e a troca de alguns vidros. O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Waldemar Gimenez, lembra que na primeira gestão do prefeito Barjas Negri, a Sema se interessou em fazer a recuperação da área, mas os descendentes do antigo proprietário – que havia doado a área à prefeitura – não permitiram e a situação persistiu por todo esse tempo, até que a Justiça concedeu o termo de posse da área esta semana, autorizando o Poder Público a intervir no local. A escola foi construída em 1972 e encerrou suas atividades entre os anos 1980 e 1990 pela dificuldade de acesso, já que a estrada de terra, em épocas de chuva, se transformava em lamaçal, dificultando a chegada dos professores que seguiam de Piracicaba para dar aulas. Para não prejudicar o desempenho escolar dos alunos, a Prefeitura passou a transportá-los para Ártemis, onde ficava a escola mais próxima.

Escola foi construída em 1972 e encerrou suas atividades entre os anos 1980 e 1990


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.