Portal do Município de Piracicaba

Obras de readequação na área de street avançam na pista de skate da Área do Trabalhador

Área já concretada e com granilite passa por aplicação de resina que visa melhorar o acabamento e proteger o concreto contra desgastes, manchas e infiltrações, além de facilitar manutenção

Por CCS / Publicado em 13/01/2026
Tempo de leitura: 3 minutos.
A imagem mostra uma cena aérea de uma pista de skate recém-construída, com dois trabalhadores realizando o polimento do concreto. A pista apresenta curvas amplas e superfícies inclinadas, típicas de skateparks. Um dos trabalhadores está operando uma máquina de polimento, enquanto o outro observa. Há baldes com materiais de construção próximos à máquina. A área ao redor da pista está em construção, com cercas de proteção laranja e pilhas de areia. Árvores e vegetação cercam o local, e ao fundo, uma estrada com carros pode ser vista. O concreto da pista parece ter diferentes acabamentos, com algumas áreas mais lisas e outras com uma textura mais granulada.
Pista segue com trabalho de polimento e aplicação de resina

As obras de readequação da área de street da pista de skate Alexandre Peverari, localizada na Área de Lazer do Trabalhador, estão avançadas. A área terá obstáculos fixos inspirados nas ruas e está sendo totalmente reformada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias municipais de Esportes, Lazer e Atividades Motoras e Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos. Essa é a última etapa antes da conclusão completa da obra.
No final de outubro, o prefeito Helinho Zanatta autorizou a liberação de complementação contratual do serviço, no valor de R$ 127.871,06, para a execução das readequações do espaço.
Após as demarcações do local para adequações das rampas, um muro de arrimo foi erguido e se encontra em fase final de conclusão. Ao mesmo tempo, ocorre o serviço do aterro, com compactação de terra, e implementação de alvenarias para adequação dos obstáculos.

A imagem mostra um skate park em processo de reforma. O chão está coberto de terra vermelha recém-cavada, com marcas de pneus visíveis, indicando que o material foi movimentado recentemente. Algumas estruturas de concreto do skate park, como rampas e bordas, ainda estão visíveis, mas parecem ter sido danificadas ou estão em processo de demolição/reconstrução. Ao redor da área principal do skate park, há grama verde e árvores frondosas, sugerindo que o local está situado em um parque ou área verde. Uma rede de proteção laranja delimita parte da área em construção. Ao fundo, é possível ver um campo gramado, possivelmente um campo de futebol, cercado por mais árvores e postes de iluminação. O céu está nublado, mas com alguns raios de sol.
Área do street segue com as obras avançando

Após a finalização da concretagem, o polimento da pista também já foi concluído. O espaço passa por aplicação de resina que visa melhorar o acabamento e proteger o concreto da abrasão das rodas, sol e chuva, aumentando a durabilidade e proporcionando uma superfície mais lisa e confortável.
A obra foi retomada no início do ano passado, após ajustes no projeto original. Parte das grades de proteção também já foram instaladas. Estão em fase final de acabamento os novos sanitários, inclusive para PCD (Pessoa com Deficiência). A obra da praça de convivência, entre a pista de skate e os sanitários, já recebeu a instalação de bancos de concreto e caixa de energia elétrica. Bebedouros também serão instalados.
A expectativa, de acordo com Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, é que obra seja concluída no final de fevereiro. Porém, as condições climáticas podem interferir no prazo, uma vez que, a aplicação de resina, por exemplo, depende de um piso totalmente seco.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.