Lafaiete trabalha na praça há 33 anos e disse que ele nunca esteve tão limpa e organizada

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), está concluindo as obras de remodelação da Praça Antônio de Pádua Dutra, localizada entre as ruas XV de Novembro e Moraes Barros e avenida Armando de Salles Oliveira. A secretaria já finalizou os trabalhos de pavimentação, calçamento e sinalização e a Secretaria de Obras e Zeladoria (Semozel) iniciou nesta semana as obras de iluminação para conclusão.

As adequações, ainda na fase de conclusão, têm chamado a atenção dos frequentadores e taxistas do local, que aprovam as melhorias promovidas pelo Executivo. Foram implantadas 62 novas vagas de estacionamento, sendo 31 para automóveis e 31 para motocicletas, e aberto acesso, por meio da praça, entre a XV de Novembro e Moraes Barros.

Juraci Gomes, conhecido como Magal, disse que a reforma da praça era uma antiga reivindicação dos aposentados e pensionistas

Juraci Goes, conhecido como Magal, presidente da Associação dos Aposentados Pensionistas e Idosos de Piracicaba, que tem sede na praça Antônio de Pádua Dutra, disse que a reforma era uma antiga reivindicação da categoria que temia pela falta de segurança no local.

“O ambiente está agradável hoje e nossos associados podem usufruir com tranquilidade dos serviços oferecidos aqui pela associação”, disse Magal.

Lafaiete Luziano Pereira trabalha como taxista na Praça Antônio de Pádua Dutra há mais de 33 anos e nunca viu o local tão limpo e organizado. “Ninguém passava por aqui com medo de ser assaltado e hoje o fluxo de pedestres já aumentou”, frisou Pereira.

A aposentada Malu Teixeira disse que a praça deixou de ser um ambiente perigoso

Para Roberto Fornazaro, frequentador da Associação dos Aposentados Pensionistas e Idosos, as adequações em vias urbanas foram importantes porque multiplicaram o número de vagas para estacionamento, inclusive com vagas para idosos e deficientes físicos.

“A reforma ficou maravilhosa e a Praça deixou de ser um ambiente perigoso. Agora podemos frequentar o local até mais tarde, tendo, inclusive, muitas vagas de estacionamento disponíveis”, disse a aposentada Malu Teixeira.

INVESTIMENTO – A remodelação da Praça Antônio de Pádua Dutra integra pacote de melhorias viárias com investimento de R$ 3.669.404,55 com mais de dez intervenções em diferentes bairros. O prazo de vigência do contrato com a empresa vencedora da licitação é de 12 meses, podendo ser prorrogado.

Roberto disse que a reforma criou novas vagas de estacionamento para idosos e deficientes físicos

Até o momento já foram concluídas as obras de abertura e fechamento do canteiro central da avenida Antonio Mendes de Barros Filho x rua Zulmira do Vale; construção da rotatória na avenida Comendador Luciano Guidotti x rua Sebastião Pinto Salgado; a remodelação (Rotatória) da rua Cardeal Arcoverde x rua Luther King e a remodelação da Praça Antônio de Pádua Dutra.

As obras que estão em execução são de alargamento da avenida Jaime Pereira com ciclovia na Área de Lazer do Trabalhador e readequação das bocas de lobo das ciclofaixas, no bairro Santa Rita.

Em breve a Semuttran vai iniciar a construção de faixa de conversão no canteiro central da avenida Cássio Paschoal Padovani, com a rua Alberto Nepomuceno; aumento do canteiro central na avenida comendador Luciano Guidotti x rua Antonio Keller; aumento do canteiro central na avenida Luiz Pereira Leite x rua Lavinio Pompeu, construção de passeio (calçada) em diversos pontos de ônibus, instalação de gradis em ruas/avenidas, e prolongamento da rua Antonio Cobra Filho até a rua Adelmo Cavagioni.

Palavras Chave: Obras, Praça e Semuttran