As obras da futura Policlínica do Parque Piracicaba (Balbo) já foram iniciadas pela Secretaria Municipal de Obras (Semob). A construção da moderna unidade de saúde – que terá 883,34 m² de área construída num terreno de 2.276 m² – deve ser finalizada no prazo de 15 meses.

A Policlínica da Balbo vai ocupar uma a área onde funcionavam o antigo Centro Comunitário, a Pastoral da Criança e o campo de bocha. Esses espaços já estão sendo demolidos e o terreno está sendo limpo para a construção da unidade. Logo em seguida, serão executados os serviços de terraplanagem para, então, serem iniciadas as obras de fundação do prédio. Devido à importância da obra, seis árvores precisaram ser extraídas do local pela Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema).

A Sedema fará a compensação ambiental por meio do plantio de 60 mudas de diferentes espécies nativas, enfatiza o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten. “Essas mudas serão plantadas numa área próxima de onde houve as supressões”, conta o secretário. “Quando existe a necessidade de suprimir uma árvore, o número de mudas posteriormente plantadas (compensação ambiental) é sempre maior do que a quantidade de árvores cortadas”, acrescenta.

De acordo com Menten, em casos como esse o Setor de Arborização da Sedema escolhe as espécies mais adequadas para cada região, sempre priorizando as árvores nativas. “O objetivo é recompor a flora e, consequentemente, favorecer a fauna, principalmente os pássaros”, declara o secretário.

LEGISLAÇÃO – As normas de supressão de árvores do município estão dispostas na Lei complementar Nº 251, de 12 d abril de 2010, o instrumento legal que disciplina “as atividades, os programas e as iniciativas na área de interesse ambiental”. O inciso II do parágrafo 2º do Artigo 259 desta lei estabelece que uma árvore pode ser suprimida “quando constituir-se em obstáculo fisicamente incontornável para a construção de obras e rebaixamento de guias (abrigos e garagens), devendo neste caso, quando do pedido de corte, anexar o projeto, ainda dependente de aprovação pela Secretaria Municipal de Obras”.

Projeção de como ficará o interior da Policlínica do Parque Piracicaba

A POLICLÍNICA – A nova unidade da rede de saúde terá um investimento de R$ 1.474.380,23. A obra será viabilizada com recursos do Ministério da Saúde, por meio da Caixa Econômica Federal. A Policlínica terá ampla sala de espera, sanitários masculinos e femininos para pessoas com deficiência, fraldário, quatro consultórios de clínica médica, dois consultórios para ginecologia, um consultório de pediatria, uma sala de curativo, uma ampla sala de reunião, sala de procedimentos e coletas, sala de vacina, sala de descanso para funcionários, entre outros espaços.