Portal do Município de Piracicaba

Obras da pista de skate da Área de Lazer do Trabalhador avançam

Espaço, que contará com obstáculos fixos inspirados no mobiliário urbano, está atualmente em fase de concretagem e modelagem dos elementos

Por CCS / Publicado em 20/02/2026
Tempo de leitura: 3 minutos.
A imagem mostra um skatepark ao ar livre, com uma grande pista de concreto em formato de bowl, ideal para a prática de skate. A pista possui várias transições e elevações, incluindo uma espécie de lombada central. As bordas do bowl são revestidas com um metal para facilitar as manobras. O local está cercado por árvores verdes e há uma grade metálica visível à direita, possivelmente para segurança. O céu está limpo e azul, indicando um dia ensolarado. Não há pessoas na imagem, e o ambiente transmite uma sensação de espaço aberto e bem cuidado, ideal para atividades recreativas.
Pista está praticamente concluída, restando apenas serviços pontuais.

As obras de readequação da área de street da pista de skate Alexandre Peverari, localizada na Área de Lazer do Trabalhador, seguem em andamento e avançam para novas etapas de execução.

A imagem mostra um canteiro de obras ao ar livre, possivelmente a construção de um parque ou pista de skate. No centro da imagem, há uma grande área de terra vermelha exposta, nivelada, com marcas de pneus de veículos. À esquerda, há uma calçada de concreto já pronta, que termina em uma área cercada por uma tela de segurança laranja. Ao fundo e à direita, várias estruturas de concreto estão em diferentes estágios de construção, incluindo rampas e canteiros elevados, alguns cobertos por lonas cinzas. No primeiro plano, há tábuas de madeira e detritos de construção espalhados. O local está cercado por gramado verde e árvores, com uma estrada e um carro branco visíveis ao fundo. A iluminação é forte, indicando um dia ensolarado, com sombras projetadas pelas árvores e estruturas. A composição da imagem tem uma diagonal que guia o olhar da área pronta na parte inferior esquerda para a área em construção no canto superior direito.
Área com maior extensão plana foi uma das que mais exige tempo de secagem da superfície para a realização da concretagem

O espaço, que contará com obstáculos fixos inspirados no mobiliário urbano, está atualmente em fase de concretagem e modelagem dos elementos. Após essa etapa, ainda serão executados os serviços de aplicação de granilite, resinagem da superfície e instalação de corrimãos, fases essenciais para a conclusão completa da área de street.

A obra é realizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias municipais de Esportes, Lazer e Atividades Motoras e de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos. No final de outubro passado, o prefeito Helinho Zanatta autorizou a liberação de complementação contratual no valor de R$ 127.871,06 para viabilizar as readequações do espaço.

Em razão do período de chuvas no início do ano, os serviços de concretagem não puderam ser executados dentro do cronograma inicialmente previsto. A execução do concreto exige base totalmente seca e, além das interrupções provocadas pelas chuvas, houve impacto do acúmulo de umidade no solo, o que demandou maior tempo de espera para continuidade dos trabalhos. A área com maior extensão plana foi uma das que mais exigiu tempo de secagem da superfície para a realização da concretagem.

Aproximadamente 60% da pista está praticamente concluída, restando apenas serviços pontuais, como tratamento de juntas, ajustes em ralos, detalhes de acabamento e pintura. Os novos sanitários, incluindo unidades adaptadas para Pessoas com Deficiência (PCD), estão em fase final de execução, com pintura externa já concluída e ajustes finais em andamento.

A imagem mostra um pequeno edifício moderno, retangular, com um esquema de cores em azul, branco e amarelo. O telhado é inclinado e feito de metal. Nas paredes do edifício, há várias janelas pequenas com venezianas horizontais, que provavelmente permitem ventilação. Uma porta está visível na lateral do prédio voltada para a frente. O edifício está situado sobre um piso de blocos intertravados, formando uma área pavimentada. À esquerda do edifício, há uma grande árvore com muitas folhas que proporciona sombra sobre parte do piso. Próximo à árvore, há alguns bancos de concreto espalhados pela área pavimentada, sugerindo um espaço para descanso ou espera. Ao fundo, é possível ver outras árvores, um contêiner azul com a inscrição "Locadora de Contêineres" em branco, e um caminhão branco estacionado. A iluminação é forte e indica que a foto foi tirada em um dia ensolarado. Não há pessoas na imagem. No geral, o edifício parece ser uma construção recente ou bem conservada, possivelmente destinada a uso público, como um banheiro, guarita ou espaço de apoio para alguma atividade. A combinação de cores e o entorno bem cuidado dão uma impressão de organização e funcionalidade.
Novos sanitários, incluindo unidades adaptadas para Pessoas com Deficiência, estão em fase final de execução, com pintura externa já concluída

A expectativa da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos é de que as obras sejam finalizadas no início de maio, considerando condições climáticas favoráveis.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.