Obras aceleradas para entrega do novo zoológico
Nos últimos 30 dias, as obras de reconstrução do Zoológico Municipal ganharam novo fôlego e o cronograma está sendo seguido à risca para garantir a entrega do equipamento de lazer à população no início do próximo semestre. A informação é de Raul Morais, engenheiro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sedema) responsável pela obra.
Segundo Morais, os sete prédios que abrigarão os setores operacional e administrativo do zoológico já receberam cobertura e estão na fase de acabamento e 70% dos 18 recintos estão com alvenaria pronta, alguns deles na fase final de acabamento.
A reforma vai custar R$ 1,5 milhão e vai transformar o local, que está fechado para visitação pública há cinco anos. A execução da obra conta como apoio da Belgo-Mineira que vai fornecer as grades e telas de aço. O Santander-Banespa também manifestou o interesse em se tornar um parceiro, mas as condições estão sendo estudadas.
A área do zoológico tem 22 mil metros quadrados, com 1.200 metros quadrados de área construída (parte administrativa) e 5 mil metros quadrados de recinto. A obra contempla toda uma infra-estrutura nova, com troca da rede de água e esgoto, que prevê a construção de um reservatório de água com capacidade para 50 mil litros e o recolhimento e tratamento do esgoto produzido pelo zoológico, além de recapeamento da área asfaltada. Os setores operacional e administrativo serão divididos em: sala da diretoria, secretaria, almoxarifado, banheiros, salas
de biologia, ambulatório, depósito, gaiolas, cozinha, recepção, depósito de hortaliças, depósito de ração, açougue, câmara fria, freezer, depósito geral, sala do veterinário, quarentenário e refeitório, entre outros.
O novo zoológico abrigará cerca de 230 animais de 70 espécies. Desse total, 21 animais entre eles um leão, uma onça parda e aves são remanescentes do próprio zoológico, outros que foram emprestados serão devolvidos e o restante virá de zoológicos espalhados pelo país. Para abrigá-los estão sendo construídos 18 recintos, com cerca de 50 subdivisões, alguns interligados, com habitats reproduzindo os locais de origem dos animais. A Prefeitura pretende trazer jacaré do papo amarelo, lobo-guará, cervo do pantanal, mico leão dourado, gato do mato, ema, cateto, iguana entre outros.
De acordo com Morais, os recintos projetados são grandes, alguns chegam a ter mais de 600 metros quadrados, com espelhos d‘água, ninhos, tocas e árvores e a maioria terá tamanhos variando entre 50 a 30 metros quadrados. “O conceito de jaula foi abolido e todo o espaço modernizado, atendendo aos pré-requisitos exigidos pelo Ibama e legislação ambiental”, explicou.
Paraíso recebe novos brinquedos
O Zoológico Municipal faz parte do complexo que compreende o Paraíso da Criança, inaugurado no ano passado, os dois serão interligados após a inauguração. A prefeitura investiu R$ 380 mil na colocação de brinquedos e implantação de salas de educação ambiental. Na última semana, o espaço recebeu mais brinquedos de madeira e de ferro implantados na parte final da área do Paraíso, que mede cerce de 23 mil metros quadrados e recebe cerca de 2.000 pessoas aos sábados e domingos. As salas de educação ambiental também serão utilizadas por profissionais do zôo que vão explicar às crianças peculiaridades dos animais do local.