A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Obras (Semob), iniciou em janeiro, no prédio que abrigou o PSF Mário Dedini, os serviços de reforma e ampliação do espaço físico do futuro Centro Cultural.
A Secretária Municipal de Ação Cultural, Rosangela Camolese, destacou que atualmente funcionam no município, 23 oficinas culturais e a demanda tem aumentado. Segundo ela, há necessidade de atender alguns bairros e suprir a região norte, ainda um pouco carente destes trabalhos.
Rosangela enfatizou que com a vinda do Centro Cultural Mário Dedini será possível atender esta região populosa e que tem grande expectativa, principalmente dos grupos, que atuam com teatro e capoeira.
Com a entrega deste Centro, ainda este ano, segundo a Secretária, as oficinas, realizadas atualmente no entorno do bairro, terão seu espaço específico e com estrutura adequada, para atender crianças, jovens, adultos e, principalmente, o público da terceira idade, que tanto apreciam atividades culturais.
Conforme o engenheiro da Semob, Renato Antônio Furlan, no momento, a área de 348 m² de construção existente passa por reforma nos sanitários masculino e feminino, além da construção de dois sanitários adaptados para portadores de necessidades especiais de ambos os sexos. Algumas paredes estão sendo derrubadas para as futuras salas do Centro Cultural e a parte de alvenaria está em execução.
Furlan informou que a obra foi orçada em R$ 107.352, 55, a empresa executora é a J.C Bovi Ltda, o terreno tem 1.022,28 m² e a área a ser ampliada é de 188 m², totalizando 496 m². A previsão de conclusão da obra é para meados de abril próximo.
A distribuição física do Centro constará de uma sala de biblioteca, uma sala de música, uma sala de artes, uma sala de arquivos e equipamentos, dois sanitários masculino e feminino e dois galpões cobertos para atividades culturais, sendo um com palco.
No local estão previstos os seguintes cursos: dança de rua e de salão, teatro, violão, coral, pintura, desenho, artesanato entre outros.